3 erros que bons líderes não devem cometer

Ter um perfil de liderança é algo que vem sendo bastante valorizado pelas empresas na hora de escolher seus funcionários. Mesmo que você ainda seja um “subordinado”, é importante buscar exercer hábitos praticados por um líder pois, muitas vezes, existem situações de trabalho em equipe que é preciso ter alguém para delegar tarefas. Quer desenvolver características de liderança? Veja alguns erros que bons líderes não devem cometer:

Querer fazer tudo sozinho

Conhecer bem e ter confiança no time que você trabalha é essencial. Assim, será possível distribuir as tarefas de uma forma que não sobrecarregue ninguém. Além disso, se você tiver um conhecimento amplo sobre alguma coisa, é interessante compartilhar com o restante da equipe. As pessoas podem realizar o trabalho e você supervisionar, tirar dúvidas. Guardar um conhecimento apenas para você e não se preocupar com o aprendizado do outro é egoísta e péssimo para a imagem de um líder.

Falar uma coisa e fazer outra

Como já foi citado no item anterior, confiança é essencial na hora de construir coisas em grupo. Logo, é importante para um líder ser uma pessoa de palavra. Se propôs a fazer algo? Então faça. Falar uma coisa e fazer outra é uma armadilha para figuras de liderança, já que assim ela perde toda a autoridade para cobrar bons resultados. O líder é o espelho e inspira os demais. Não atrapalhe o andamento de todo um grupo!

Enxergar as pessoas da equipe como inferiores

Sim, existe uma hierarquia dentro de qualquer lugar mas, respeitar as pessoas que trabalham com você independente do cargo é essencial. Tenha tempo para observar seu time e se disponibilizar ajuda a aumentar o conhecimento do colega. Rotular as pessoas é péssimo. Procure entender os pontos fracos e fortes de cada membro do grupo e se dedicar a ensinar quem tiver precisando de uma mão.

Saber, não só liderar, mas também fazer parte de um trabalho em equipe é essencial para qualquer bom profissional. Quer saber mais sobre liderança? Clique AQUI.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *