3 motivos para adotar a meditação no ambiente de trabalho

Em tempos de muita informação, tomadas de decisão rápidas e bastante estresse, um recurso vem sendo implementado por algumas empresas como Google, Mead Johnson e eBay, para ajudar a combater essas condições de trabalho. A meditação corporativa está ganhando espaço entre as grandes corporações como um modo de aumentar a produtividade e tranquilizar os pensamentos dos funcionários. Duas técnicas têm se destacado, a Mindfulness e a Meditação Transcendental.

Ambas são realizadas em ambientes silenciosos e com pouca luz, mas uma incentiva o indivíduo a se concentrar na respiração e a outra em mentalizar repetitivamente um mantra.

Quer saber um pouco mais sobre os benefícios que essas práticas podem trazer para o ambiente do seu negócio? Confira:

Aumento do foco e concentração

Meditar regularmente por alguns minutos no dia ou até mesmo uma vez na semana, concentrado em apenas uma coisa, exercita o cérebro e o acostuma com essa atividade. Assim, quem a pratica pode desenvolver a habilidade de prestar mais atenção no momento presente e isso será vantajoso na hora de tomar decisões, ter ideias e executar tarefas. A revista EXAME publicou um artigo onde foi citado um estudo realizado por neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Nele, alguns voluntários participaram de um programa de oito semanas com 45 minutos de meditação por dia e foi revelado um aumento da capacidade de controle de uma onda cerebral ativada por informações que geram distração e dissipam a atenção.

Aumento da produtividade

Tendo mais foco e concentração, consequentemente um funcionário pode se dedicar melhor a sua função. Além disso, segundo o psicólogo Armando Ribeiro, especializado em Mindfulness, a gente passa a maioria do tempo tendo muitos pensamentos sobre o passado e o futuro. Ao combater esse comportamento, fica mais fácil viver o momento presente e consequentemente realizar as tarefas mais imediatas. A criatividade é outra beneficiada nessa prática. Quando limpamos a mente do excesso de pensamentos, da rigidez e das inibições é mais simples focar nas conexões relacionadas às ideias que precisamos ter.

Alívio do Estresse

Infelizmente, o estresse é uma condição que quase todo mundo enfrenta diariamente. Técnicas de meditação contribuem muito para a redução dele. Elas podem ensinar os funcionários a manter suas emoções no controle e regular as respostas instintivas que fazem com que experimentamos essas sensações chatas. É uma boa para um possível programa de bem-estar na sua empresa.

Autor(a)

Compartilhe