4 dicas para lidar com a escassez de mão de obra qualificada

Infelizmente, os gerentes e diretores têm deparado com um grande problema, a escassez de mão de obra qualificada, que muitas vezes pode prejudicar o crescimento e o desempenho da empresa independentemente de qual seja a sua área de atuação. O cenário econômico brasileiro tem exigido o máximo das empresas e fez também com que a concorrência do mercado aumentasse bastante em todos os segmentos.

Nesse contexto, os gestores têm buscado maneiras de aperfeiçoar a qualidade dos produtos e dos serviços prestados, mas para isso é essencial que contem com um time de ponta.

Separamos neste post 4 dicas para lidar com a escassez de mão de obra qualificada, veja e aprenda como garantir um time de excelência e obter ótimos resultados!

1. Contratar estagiários

Os estagiários são uma mão de obra que não implica em grandes gastos para a empresa, ao mesmo tempo são estudantes que já possuem uma boa qualificação e podem agregar ao negócio novos conhecimentos vistos na universidade ou faculdade.

Além disso, como os estudantes não têm muita experiência no mercado de trabalho, geralmente não possuem manias e vícios de outras empresas, o que ajuda na adaptação e no crescimento da corporação.

2. Oferecer programas de estágio para profissionais de outros países

O mundo globalizado permite uma série de ganhos para as empresas, um ótimo benefício que podemos citar é a facilidade de criar programas de estágio internacionais. Contratar estagiários de outros países pode ser uma excelente forma de qualificar melhor o time da empresa e leva-la a alcançar melhores resultados.

Ao contar com funcionários de outras nacionalidades a empresa tem acesso a diferentes formas de pensar e conhecimentos que muitas vezes eram desconhecidos. Desta forma, consegue-se evoluir e qualificar bastante a equipe, o que resulta em maiores e melhores ganhos para o negócio.

Antes de abrir um programa de estágio internacional, entenda quais são as 3 vantagens de contratar um estagiário estrangeiro!

3. Proporcionar treinamento aos funcionários

Uma ótima maneira de lidar com a escassez de mão de obra qualificada e driblar esse problema que pode afetar bastante qualquer negócio, é proporcionar treinamentos e investir na capacitação dos colaboradores. Quanto maior for a instrução dos funcionários e eles tiverem conhecimento dos processos e sistemas da empresa, melhores serão as tarefas desempenhadas por eles.

É muito importante que os gerentes busquem ao máximo proporcionar palestras e cursos de capacitação. É fundamental sempre lembrar-se que quanto mais bem treinados forem os colaboradores, mais eficiente e lucrativa será a empresa.

4. Incentivar a capacitação dos colaboradores

Para que as empresas possuam mão de obra qualificada os gerentes, coordenadores e líderes de equipe devem sempre incentivar os funcionários a estudarem e se capacitarem. Uma ótima forma de ajudá-los a buscar maior capacitação é fechando parcerias com diversas instituições de ensino e a empresa. Os gerentes devem procurar escolas de idiomas, faculdades e diversas outras instituições que possam contribuir para o crescimento dos funcionários.

Isso além de proporcionar maior conhecimento aos colaboradores, ajuda também a criar uma maior vínculo entre eles e a empresa fazendo com que se sintam mais motivados e felizes com o trabalho.

Não deixe de ler também 3 dicas para montar uma equipe de alta performance e garantir ótimos resultados para o seu negócio mesmo em cenários de crise econômica!

Gostou das nossas dicas de como lidar com a escassez de mão de obra qualificada? Caso queira qualificar melhor sua empresa, não deixe de entrar em contato com a AIESEC para aumentar a performance e os resultados do seu negócio!

2 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *