4 estagiários que viraram líderes de sucesso

O estágio é uma fase de grande importância para uma carreira bem-sucedida. Ao colocar o jovem profissional em contato com colegas de trabalho mais experientes e desafios do cotidiano de sua área, esse período proporciona experiência e amadurecimento, além do desenvolvimento de habilidades, podendo transformar uma pessoa em um líder de sucesso.

Conheça a história de estagiários que viraram exemplos e referências em nosso post!

1. Marcos Scalderai

Nascido no interior paulista, Marcos estudou em escolas públicas até a oitava série, quando, com a ajuda dos pais e de um empresário, procurado por seus professores, conseguiu cursar o ensino médio em escola particular.

Durante a graduação em Propaganda e Marketing, foi contratado como estagiário pela Nielsen, que realiza pesquisas de mercado. Depois, passou dez anos na General Mills, onde chegou ao cargo de gerente de marketing até ser contratado pela Bertin.

Por fim, em 2010 foi chamado para integrar o marketing da Bombril. Com decisões ousadas, que sacudiram o mercado, como a substituição do emblemático “Garoto Bombril” por atores da nova geração, alcançou a presidência da empresa três anos depois, com apenas 36 anos, coroando uma carreira meteórica.

2. Ursula Burns

Nascida em uma vizinhança humilde de Nova York e criada apenas pela mãe, Ursula formou-se em engenharia mecânica pela então Politécnica do Brooklyn. Em 1980, ingressou na Xerox para um estágio de verão.

No ano seguinte, conquistou um emprego fixo na empresa e criou uma carreira brilhante dentro da gigante americana, chegando ao cargo de CEO em 2010. Com isso, ela se tornou a primeira mulher negra a comandar uma empresa da lista das 500 maiores companhias mundiais.

Ursula deixou o cargo de presidente no fim de 2016, mas ainda participa do conselho deliberativo da Xerox.

3. Rodrigo Kede

Formado em engenharia mecânica pela PUC-Rio, Kede entrou na IBM como estagiário em 1993. Com uma carreira sólida e competente dentro da empresa, conseguiu o cargo de presidente da filial brasileira, tornando-se o mais jovem a alcançar esse posto.

Ali ficou três anos para depois assumir a vice-presidência global de Transformação da IBM. Rodrigo saiu da empresa por um breve período para liderar a brasileira Totvs, mas voltou para a gigante norte-americana, sendo hoje presidente da IBM América Latina.

4. Aldemir Bendine

Também formado na PUC-Rio, em Administração, começou a trabalhar cedo, iniciando um estágio no Banco do Brasil aos quinze anos. Efetivou-se por meio de concurso público quatro anos depois e foi subindo quadros na hierarquia da estatal, passando por gerências, direções e supervisões, até assumir a presidência, em 2009.

Aldemir comandou o banco até o início de 2015, quando foi indicado para a presidência da Petrobras, na qual passou um ano chefiando as operações da estatal petroleira.

Neste texto, vimos o quanto um estágio pode ser importante para a carreira de um profissional, com exemplos de estagiários que tornaram-se referências de sucesso. Exemplos como esses reforçam o quão vital é oferecer oportunidades para jovens talentos e valorizá-los dentro do ambiente empresarial, o que pode resultar em ideias incríveis e uma nova geração de lideranças.

Gostou do post? Quer saber ainda mais sobre como ser um líder de sucesso e entender a gestão de recursos humanos? Então, baixe agora mesmo o guia de recursos humanos da AIESEC Brasil!

Autor(a)

Compartilhe