4 formas de trazer a inovação para a empresa

Em um mundo cada vez mais dinâmico, onde as pessoas vivem buscando por coisas novas, inclusive quando se trata de produtos e serviços, trazer inovação para a empresa é questão de sobrevivência.

Porém, nem sempre é fácil aplicar novas ideias na resolução dos problemas ou na criação de novos produtos, já que, muitas vezes, seus gestores apresentam grande resistência às novidades e seus funcionários encontram-se saturados.

Para que a inovação faça parte de sua empresa, ela não deve ser sentida apenas pelos clientes. É importante que ela esteja verdadeiramente presente em todos os processos, atingindo os colaboradores, os gestores e os demais grupos de interesse.

Para ajudá-lo, criamos uma lista com algumas formas de trazer a inovação para a sua organização e, assim, aumentar seus resultados. Confira!

1. Mapeie os problemas e oportunidades

Para começar, a inovação só têm a chance de realmente aparecer quando são identificados problemas a serem solucionados e oportunidades a serem exploradas.

Toda corporação tem uma série de problemas a serem resolvidos para que seus processos sejam otimizados e melhorados, seus recursos mais bem aproveitados e seus consumidores tenham uma maior satisfação.

Mapear esses problemas é uma responsabilidade dos líderes da empresa, assim como o mapeamento das oportunidades. Por exemplo, as tendências do mercado são boas oportunidades que as marcas têm de se antecipar e, quem sabe, apresentar uma diferenciação da concorrência.

Pesquise a fundo os problemas da organização e as oportunidades do setor e traga essas informações para a sua equipe. A transparência é muito importante para despertar, nos funcionários, o sentimento de pertencimento, incentivando-os a trabalharem juntos na busca de ideias inovadoras.

2. Dê abertura para novas ideias

Para que seus colaboradores tragam novas ideias para a instituição, é necessário dar abertura.

É comum que os trabalhadores encontrem pontos de melhoria e tenham ideias incríveis, mas, por medo de serem repreendidos, preferem guardar o pensamento para si.

Por isso, nunca repreenda uma ideia, mesmo que a princípio ela não pareça boa. Sempre tome nota das sugestões de seus funcionários e estude a viabilidade das melhorias, dando um feedback a eles sempre que possível.

Invista na comunicação interna para mostrar que eles têm a liberdade de opinar nos processos e que suas ideias serão ouvidas. E, sempre que puder, crie um espaço para discussões, de modo que todos possam participar.

Algumas ações que fomentam bastante a inovação nas empresas são os concursos e o estabelecimento de um tempo diário ou semanal para o colaborador se dedicar a projetos de inovação. Estude o que poderia funcionar em sua empresa e nunca se esqueça do poder que o reconhecimento exerce na gestão de pessoas!

3. Ofereça um ambiente criativo

Para reforçar o conceito de inovação em sua empresa e estimular a criatividade de sua equipe, busque oferecer um ambiente criativo a todos.

Quando falamos isso, não estamos falando da decoração do seu escritório, pois apesar de isso ser importante, ela tem que combinar com o perfil do seu negócio.

Porém, um ambiente criativo é mais do que isso. Estimular o trabalho em equipe, zelar pela saúde e bem-estar dos colaboradores, oferecer a possibilidade de horários flexíveis e home office, respeitar as diferenças, propiciar momentos de descontração e integração e muitas outras ações podem desenvolver a criatividade da sua equipe.

4. Invista em uma equipe multidisciplinar e multicultural

Uma equipe multidisciplinar e multicultural por si só já é uma inovação. Contar com profissionais de diferentes formações e culturas agrega muito na hora de encontrar soluções criativas e “pensar fora da caixinha”.

Isso porque a bagagem que cada uma dessas pessoas têm se complementa, trazendo visões completamente diferentes e eliminando as chances de erros de um projeto, que passará pelo crivo de diversos profissionais já em sua fase de criação.

Uma excelente maneira de criar uma equipe multidisciplinar e multicultural é investindo na contratação de profissionais estrangeiros, ou que já realizaram um intercâmbio, pois eles geralmente chegam com muitas ideias na cabeça e muita vontade de fazer acontecer, o que faz toda a diferença e pode renovar positivamente a atmosfera da sua empresa!

Gostou das nossas dicas para trazer inovação para a empresa? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outros gestores

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *