5 características de um líder para identificar na sua equipe

Todos sabemos como é desafiador encontrar candidatos para as vagas mais estratégicas da equipe. Afinal, uma escolha errada pode acarretar em muitos problemas futuros e, inclusive, impactar no crescimento da empresa ou gerar descontentamento das equipes internas.

Nesse contexto, torna-se necessário criar mais engajamento e identidade de equipe por meio da busca de liderança em potencial no seu quadro de colaboradores.

Portanto, confira agora as 5 principais características de um líder e saiba como avaliá-las da maneira correta. E fique alerta, pois a tão buscada liderança pode estar sentada na sala ao lado! Vamos lá?

1. Gostar de trabalhar em equipe

Ter boa comunicação e saber interagir com a própria equipe — e outras, quando necessário — são características essenciais de um líder.

Essa posição exige que as demandas sejam passadas de forma clara e sem ruídos, que as cobranças sejam feitas sempre de maneira respeitosa e que as conquistas sejam reconhecidas, independente de seu tamanho. Portanto, a habilidade para trabalhar com outras pessoas é um dos principais requisitos de um futuro líder.

2. Ter uma visão ampliada do negócio

Um bom colaborador deve saber desempenhar suas funções com qualidade, agilidade e com o menor número de refações possível.

Enquanto desempenha sua função com essas qualidades, um perfil de liderança consegue olhar para além da própria atividade e enxergar de modo mais global as necessidades e os desafios de seus liderados e de sua empresa.

Se identificar um colaborador que se preocupe com a desenvoltura dos que estão ao seu redor e da companhia como um todo, fique atento: ele é um forte candidato a ocupar um cargo mais complexo.

3. Aprender com agilidade 

Outra característica de um líder é a disposição para aprender e ensinar.

A candidatura a um cargo de liderança exige do colaborador novas habilidades e um engajamento renovado. Para isso, é importante que você identifique nele rapidez em aprender e assimilar novas funções sem problemas.

Lembrando que não devem restar dúvidas quanto às mudanças de posição, função e descrição de cargo para não afetar o entrosamento da equipe!

4. Ser questionador e curioso

Para uma empresa crescer de modo saudável, é importante ter em seu quadro de profissionais pessoas questionadoras.

Esse perfil é conhecido por incorporar novas ideias sem travas. Eles também possuem o tino para descobrir e aprender novos jeitos de se fazer a mesma tarefa com mais qualidade, mais eficiência e menos desperdício de tempo e dinheiro.

Promover alguém com essas qualidades instigará os demais integrantes da equipe a questionar com menos hesitação e a demonstrar disposição para tentar coisas novas. 

5. Ter empatia e compreender diferentes culturas

É um fato que as pessoas são diferentes umas das outras, e é essencial que um candidato a líder enxergue esse conceito com clareza.

Um líder deve saber extrair as melhores qualidades de cada um da equipe e expor de maneira construtiva seus desafios, tanto em feedbacks espontâneos como naqueles com hora marcada.

Uma equipe com diversidade vai trazer ideias novas e crescer mais rápido, além de ser mais bem aproveitada pela empresa por meio da promoção de uma integração real e produtiva.

Gostou de descobrir como identificar características de um líder na sua equipe? Quer saber como orientar melhor essa próxima promessa da sua empresa? Então, não deixe de baixar nosso e-book com tudo o que precisa saber sobre trainees!

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