5 ferramentas de gestão de pessoas que você deveria usar

Para uma empresa alcançar seus resultados, a preocupação com o seu capital humano é imprescindível. Sendo assim, a área de recursos humanos é responsável por utilizar diversas ferramentas de gestão de pessoas importantes para a construção de equipes eficientes.

Trabalhar com essas ferramentas traz diversos benefícios para os colaboradores e seus gestores, desde um ambiente de trabalho mais feliz e saudável, um aumento da produtividade e do cumprimento de prazos e metas, até um verdadeiro desenvolvimento profissional de todos os envolvidos.

Se você trabalha na área de RH ou é gestor de um time, confira abaixo a lista que criamos com 5 ferramentas de gestão de pessoas que você deveria usar!

1. Feedback

O feedback é uma ferramenta primordial na gestão de pessoas e pode ser feito tanto de líder para liderado quanto de liderado para líder.

O feedback é o momento em que a pessoa, por meio de uma conversa, transmite para a outra as impressões que têm de seu trabalho, levantando os pontos que devem ser melhorados e reconhecendo os pontos positivos observados.

Mesmo já conhecendo o poder do feedback, muitos gestores acabam se atrapalhando na correria do dia a dia, deixando-o de lado.

Esse é um grande erro, pois um funcionário só vai saber o que precisa melhorar e o que precisa continuar fazendo, se tiver um retorno de seus líderes quanto ao seu trabalho. Portanto, planeje-se e aplique feedbacks com frequência!

2. Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus também é uma ferramenta que pode ser bastante efetiva e destaca-se por ser trabalhada em grupo.

Todos os membros de uma equipe, de diferentes cargos hierárquicos, ou, ainda, todos os envolvidos em um projeto, incluindo os clientes e os fornecedores, podem participar e dar feedbacks para o colaborador em questão.

A avaliação pode ser feita de maneira anônima, e o funcionário receberá apenas as respostas e os feedbacks dados, sem saber quem os escreveu.

Essa é uma ótima maneira de ele saber como seu trabalho está sendo percebido pelos seus colegas e de que maneira pode aperfeiçoar sua função na empresa.

3. Pesquisa de clima organizacional

Para avaliar como anda a satisfação de seus colaboradores e o que pode ser melhorado na companhia, realizar periodicamente uma pesquisa de clima organizacional é indispensável.

Por meio de um formulário completo, com questões que vão desde a percepção sobre a limpeza e a infraestrutura do escritório, o relacionamento com colegas e líderes, o comprometimento da equipe, até a clareza de metas e objetivos da empresa, é possível colher dados valiosos para a melhoria estratégica do clima organizacional. Utilize-os!

4. Coaching

Para aplicar o coaching em seus colaboradores, você deve ter a formação necessária para isso, porém também é possível contratar um profissional de fora para a realização dessa estratégia.

O coaching no ambiente de trabalho serve para ajudar o profissional a encontrar suas motivações internas e externas para o desempenho de suas funções, além de reconhecer o seu valor de trabalho e todo o seu potencial a ser desenvolvido, por meio de diversas técnicas aplicadas por seu coach.

Também pode ser usado para a construção de um planejamento de carreira dentro da organização, levando em conta as preferências e ambições do liderado.

Essa é uma ferramenta que vem sendo usada cada vez mais nas empresas, trazendo resultados muito satisfatórios, como um maior engajamento dos colaboradores, qualidade de vida no trabalho e aumento da produtividade.

5. Treinamentos e capacitações

Nada melhor do que trabalhar com algo sobre o qual você tem um amplo conhecimento e segurança para uma tomada de decisões mais assertiva, não é?

Por mais que seus funcionários tenham estudado, sempre há algo novo para aprender e, quando esse aprendizado é direcionado às operações de sua empresa, pode ser ainda mais vantajoso.

Por isso, investir em treinamentos e capacitações funcionais e comportamentais para seus colaboradores é uma forma de reconhecê-los, valorizá-los e deixá-los ainda mais preparados para os desafios do dia a dia. Com isso, todos têm a ganhar!

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