5 filmes sobre professores que inspiram liderança

Professores são os primeiros líderes que temos contato. Do maternal a pós-graduações, eles fazem parte de nossas vidas e quem nunca teve um professor inspirador?

Dia 15 de outubro, se comemora o dia deles e hoje separamos para você alguns filmes com líderes do ensino que puderam transformar a vida de seus alunos através de lições de vida e exemplos de liderança. Confira:

1- Mentes Perigosas – Para trabalhar a mudança de métodos

O filme, baseado numa história verídica, conta a história da professora LouAnne Johnson que, ao perceber que os métodos convencionais não estavam conseguindo chamar a atenção dos seus alunos, decidiu inovar. Para motivá-los, ela começou a trazer para suas aulas assuntos que estavam relacionados ao universo deles, como o Karatê ou as músicas de Bob Dylan. Com essas estratégias, ela conseguiu se aproximar dos estudantes e mostrar que era possível repensar as práticas pedagógicas.

2- Matilda –  Para trabalhar o afeto

Matilda era uma garota com habilidades especiais e com sede de conhecimento que sempre foi incompreendida pelos pais. Então, ao passar a frequentar a escola ela encontrou uma professora que notou o seu potencial. Em diversos momento do filme, Jennifer Honey (Embeth Davidtz) mostra como um professor inspirador e afetuoso pode ser importante para um aluno.

3- Sociedade dos poetas mortos – Para trabalhar a reflexão

Em 1959, numa tradicional e conservadora escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a direção do colégio, principalmente quando ele passa a falar para os  estudantes sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

4-O sorriso de Monalisa – Para trabalhar o empoderamento

Julia Roberts interpreta uma professora que dá aulas de História da Arte. Ela desafia o conservadorismo da escola e das estudantes que têm como único sonho casar e ter filhos. Sua trajetória acaba servindo de inspiração para o empoderamento das mulheres de sua classe.

5- Escola de Rock – Para trabalhar o potencial da equipe

Quem nunca teve aquele professor “maluco”?Jack Black interpreta um músico que acaba de ser demitido. Sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Dewey passa a ensinar música fazendo com que alguns alunos se juntem a ele para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.O personagem não era maior exemplo de líder a ser seguido, mas a partir do momento que passou a ensinar música para as crianças, mostrou a elas o potencial que tinham e pode desenvolver uma equipe de sucesso.

Sinopses adaptadas dos sites: Porvir, Adoro Cinema e MdeMulher

Autor(a)

Compartilhe