5 motivos para contratar estrangeiros na sua empresa

O mundo é imenso. Não existe apenas um ponto de vista, uma maneira de viver, uma solução para um problema… E uma das maiores vantagens de viajar para fora do nosso país é justamente aprender a enxergar novas inspirações e possibilidades.

Mas e se você pudesse trazer toda essa experiência para dentro de sua empresa sem sair do Brasil? É possível! Ao contratar estrangeiros, você não apenas oferece aos seus funcionários a oportunidade de conviver com uma cultura e língua diferentes, estimulando o aprendizado, mas também abre as portas para novas oportunidades e conhecimentos — valiosos em um mercado altamente competitivo como o nosso.

Gostou da ideia? Nós separamos mais alguns bons motivos para você contratar profissionais estrangeiros e expandir as fronteiras da sua empresa:

1. Novas ideias para a empresa

Um funcionário estrangeiro é uma fonte de novas ideias e pontos de vista. Na bagagem, ele trará não apenas a formação e experiência profissional conquistadas em outro país, mas uma cultura diferente e um novo modo de enxergar o mercado. Além disso, não é raro que o profissional traga práticas usuais de seu país e que podem ser implementadas no Brasil com sucesso, especialmente se ele vem de um lugar que é referência na área de atuação da sua empresa.

A troca de experiências enriquece ambos os lados e tanto o profissional quanto a empresa têm muito a ganhar!

2. Experiência internacional para os funcionários

O convívio da equipe com um profissional estrangeiro também pode trazer benefícios para seus funcionários, entre eles, a prática da língua, o contato com uma cultura diferente, o aprendizado. A experiência diferente pode motivar a equipe e criar interesse pelas novidades trazidas de fora.

A presença de estrangeiros também contribui para a construção de um ambiente multicultural e diminui preconceitos e discriminações, gerando uma cultura saudável para a empresa.

3. Expansão do negócio

Um funcionário estrangeiro trará novos contatos para a sua empresa, a experiência em um mercado internacional e uma língua fluente. Tudo isso pode ser aproveitado na busca por novas oportunidades para a sua empresa e no incentivo de uma abordagem empreendedora.

Quem sabe não é hora de expandir os seus negócios para um outro país? Ou de buscar técnicas usadas do outro lado do mundo? Produtos que ainda não chegaram ao Brasil?

4. Formação e experiência de qualidade

Muitos países são conhecidos pela qualidade de sua educação e pela especialidade em algumas áreas — é o caso da Alemanha, que tem grandes instituições renomadas na área de engenharia, ou da Índia, que vem se destacando em tecnologia.

O profissional estrangeiro trará essa formação e essa experiência para dentro da sua empresa.

5. Dedicação à empresa

O profissional estrangeiro virá até a sua empresa com o objetivo de trabalhar, aprender e voltar ao seu país de origem com uma bagagem enriquecida.

O propósito da viagem é aproveitar ao máximo a experiência do trabalho. E esse nível de comprometimento com a experiência profissional pode ser muito vantajoso para as empresas, que terão um funcionário motivado, disposto a aprender e a aproveitar seu período nela.

Portas abertas para o mundo

Com a mente e os braços abertos para profissionais de uma cultura diferente, você e sua equipe têm muito a ganhar. Não espere mais para trazer toda essa experiência para a sua empresa. Entre em contato com a Aiesec e veja como e por que contratar estrangeiros para o seu time!

Autor(a)

Compartilhe