5 tendências em RH que você precisa conhecer

É muito importante que os gerentes de Recursos Humanos se mantenham atualizados e conheçam as tendências em RH. Tais práticas refletem o resultado das buscas constantes por soluções para os problemas específicos do setor.

Com efeito, seu conhecimento pode levar ao aprimoramento das atividades que realizamos no cotidiano da área, especialmente a uma maior eficiência na gestão de pessoas. 

Sendo assim, continue a leitura e receba dicas valiosas para implementar na sua empresa! 

1. Carreira em W

Durante muito tempo, as carreiras eram concebidas para seguir em linha reta, de modo que, a cada novo passo, o colaborador estivesse mais próximo de uma posição de chefia ou liderança. 

Com o tempo, tal modelo foi transformado, abrindo-se um segundo caminho mais adequado para os profissionais de perfil técnico.

Após o início e ascensão em linha reta, o profissional escolheria entre as posições de chefia ou níveis cada vez mais elevados de especialização. É o que se denominou carreira em Y. 

Pois bem, atualmente surgiu uma nova tendência relacionada à progressão de carreira. Trata-se da carreira em W. 

Nela, o profissional assume uma função de liderança dentro da sua especialização, como um meio termo entre as opções do modelo em Y. 

Este caminho alternativo pode ser uma excelente opção para adequar os profissionais que exercem uma influência técnica elevada, mas que não possuem as aptidões de gestão administrativa. 

2. People analytics 

O People analytics diz respeito à análise e cruzamento de dados para tomada de decisões sobre a gestão de pessoas.

Esta metodologia tem sido gradualmente inserida nas práticas de RH, especialmente porque as novas tecnologias facilitaram o trabalho de coleta e organização de informações.

Atualmente, a partir dos arquivos sobre hábitos, comportamentos, atitudes e competências dos profissionais, podemos estabelecer critérios para medir aspectos como nível de satisfação no trabalho, sucesso de treinamentos, engajamento dos colaboradores, etc. 

E tais resultados servirão como diretrizes para a tomada de decisões e a realização de mudanças estratégicas na empesa.

3. RH estratégico 

Os empresários estão cada vez mais conscientes da importância dos indivíduos em qualquer empreendimento, dando força à ideia de que a empresa é feita de pessoas. 

Dessa forma, surgiu uma tendência de reposicionar o RH, tirando-o das questões burocráticas e tornando-o parte integrante e influente da definição das estratégias empresariais. 

O chamado RH estratégico consiste justamente nesta proposta de não ignorar a importância dos colaboradores, trazendo a gestão de pessoas para o centro do processo diretivo da companhia. 

4. Mídias sociais internas 

Nos últimos anos, as empresas implementaram diferentes soluções de informática, a fim de melhorar a comunicação interna. 

Uma tendência bastante interessante é a incorporação das ferramentas de redes sociais ao ambiente da companhia.

As chamadas mídias sociais internas minimizam a necessidade de reuniões, interligam diferentes escritórios e filiais, reduzem o consumo da internet, dentre outras vantagens. 

Por meio delas, os colaboradores podem enviar e receber informações com a mesma facilidade que teriam se usassem o Facebook, LinkedIn, Instragram etc. 

Sendo assim, trata-se de uma tendência em RH que pode trazer excelentes frutos. 

5. Estagiários estrangeiros

contratação de estagiários estrangeiros supre tanto as necessidades das empresas como as dos profissionais da categoria. 

Por um lado, os empreendimentos precisam de pessoas qualificadas, ideias novas e aumento no número de oportunidades de negócio. Por outro, os estagiários precisam colocar seu aprendizado em prática e adquirir experiência profissional. Logo, surge um casamento perfeito.

Por fim, vale ressaltar que o surgimento de empesas especializadas em realizar o intercâmbio de profissionais tornou tal opção bastante viável. 

Para obter mais informações a respeito das tendências em RH, faça o download do nosso ebook. Nele, você encontrá um guia completo sobre a contratação de profissionais estrangeiros! 

Autor(a)

Compartilhe