6 lições de trabalho em equipe para desenvolver líderes

Com a mudança no perfil profissional dos colaboradores, motivado principalmente por mudanças culturais, avanços tecnológicos e midiáticos, desenvolver líderes capazes de engajar e sensibilizar positivamente a força de trabalho é algo desafiador para as empresas e para os próprios líderes, que se viram tendo de desenvolver habilidades emocionais e subjetivas para conquistar a confiança das suas equipes.

Nesse sentido, as competências técnicas, tão exaltadas antigamente no modelo de chefia, perderam espaço para outras habilidades, ainda mais valorizadas, como empatia, saber ouvir e mediar conflitos. A liderança mais do que nunca passa a buscar a colaboração coletiva para alcançar metas cada vez mais desafiadoras dentro das organizações.

Se você quer saber como aprimorar sua liderança, separamos para você 6 lições de trabalho em equipe para desenvolver líderes. Confira!

1. Trabalhe a sua confiança enquanto líder

Tenha em mente que liderar pessoas é o conjunto de comportamentos assimilados e aperfeiçoados por meio de provas cotidianas de paciência, respeito ao próximo, abertura de pensamento e, principalmente, empatia.

Todo líder deve ter confiança no que fala e defende, e a mesma confiança para mudar de opinião quando se vê em um momento em que a mudança se faz necessária. Ser flexível não quer dizer irresponsável: as opiniões devem ser bem pensadas e os riscos planejados. Manter a palavra também ajuda a transmitir confiança.

2. Transmita credibilidade

Quando falamos de confiança, é relevante recordar que uma das grandes provas para verificar se uma pessoa sabe como liderar uma equipe é avaliar sua habilidade ao transmitir credibilidade para as pessoas. Basta uma colocação errônea durante uma reunião, ou uma imposição feita sem diálogo, para a empatia e a confiança se fragilizar.

Saiba que as pessoas sentem quando podem confiar umas nas outras, e quando se está em evidência, como no caso de uma liderança, as palavras não ditas tornam-se ainda mais relevantes. Faça tudo dentro do mais alto senso de justiça e o melhor, todos os dias. As pessoas ao seu redor perceberão o seu valor e a credibilidade e confiança serão algo cada vez mais natural.

3. Colabore com a equipe

Colaboração é uma peça fundamental no trabalho em grupo, afinal, o que é uma equipe sem o comprometimento de um líder? Indivíduos agrupados sem nenhum propósito.

Ao liderar uma equipe, é preciso mostrar que você se importa e trabalha pelo sucesso de todos, por um mesmo objetivo. Com a colaboração não só é possível dar visibilidade aos funcionários, como também fazer com que sua visão da organização seja mais transparente.

Nesse sentido, impor regras ou processos engessados impede a motivação entre a equipe, e barra a criatividade. Procure lidar com as pressões externas sem perder o tom da sua autoridade.

4. Tenha responsabilidade

Quem assume uma liderança deve se preparar para assumir grandes responsabilidades. Deste modo, evite ser um líder que sempre culpa os outros pelos fracassos e erros da equipe.

Seja sempre franco consigo mesmo e com o time ao trazer para si seus próprios erros. E lembre-se: quando alguém da equipe erra ou acerta, todo mundo erra ou acerta junto.

5. Trabalhe em equipe

Compartilhar as responsabilidades é uma boa forma de criar uma dinâmica envolvente com a equipe. Se todas as pessoas se sentem parte do processo, trabalharão pelo seu sucesso também.

Coloque todo mundo para jogar a favor da empresa! Envolva todos com os objetivos da organização e trace metas coletivas.

6. Pratique a empatia

Um bom líder sabe sentir as dores do outro e trabalha para melhorar a si próprio e quem dele precisa. Saber ouvir, se colocar no lugar do outro e contribuir para o crescimento profissional dos liderados são tarefas desafiadoras, pois não são ensinadas na faculdade, no entanto, extremamente necessárias para o desenvolvimento de uma boa liderança.

Comece hoje estes exercícios e ao longo do tempo será algo natural na sua rotina como líder. Gostou dessas 6 lições de trabalho em equipe para desenvolver líderes? Para desenvolver mais características de liderança, e não de chefia, entre em contato conosco!

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