Aprenda como encontrar funcionários e estagiários criativos

A criatividade é a habilidade de criar, de transformar e de inovar. Toda empresa precisa de inovação para continuar existindo. Portanto, entender como encontrar funcionários criativos é muito importante para qualquer negócio.

Essa tarefa, porém, pode se tornar um desafio quando o profissional de RH não sabe onde buscar pessoas com perfil criativo para preencher as oportunidades da empresa.

Neste post, você entenderá melhor a importância da criatividade no ambiente corporativo e aprenderá como encontrar bons profissionais com essa característica. Continue lendo!

Investir na criatividade em sua empresa é fundamental

Uma das principais características de um funcionário criativo é a habilidade de simplificar as coisas. Mesmo as demandas mais complexas não desanimam as pessoas criativas, porque elas sempre encontrarão uma maneira de resolver a situação.

Pense se essa fosse a consciência geral dos funcionários da sua empresa: com certeza, haveria menos burocracia, mais agilidade para tomar decisões e todos os processos fluiriam com mais harmonia.

Os funcionários criativos também são essenciais para destacar a sua empresa no mercado, pois eles contribuem com ideias inovadoras que se transformam em diferenciais e deixam a concorrência para trás.

Além disso, um time criativo consegue superar as crises com mais facilidade. É no momento de adversidade que as pessoas criativas encontram o melhor caminho para conquistar seus objetivos de maneira mais acertada.

Como encontrar funcionários criativos

Listamos os melhores lugares para você encontrar pessoas criativas para a sua empresa. Confira:

Agências de talento

Uma agência de talento é diferente de uma agência de RH porque tem a missão de encontrar profissionais talentosos, que tenham o perfil ideal para a sua empresa.

Elas possuem ferramentas capazes de encontrar os candidatos mais indicados para as oportunidades da sua companhia. Dessa maneira, você realiza uma contratação segura e tem a certeza de que o recém-chegado vai somar de verdade na sua equipe.

Freelancers

O freelancer é um profissional autônomo que se relaciona com as empresas de maneira independente. Eles são livres de obrigações comuns do ambiente corporativo, como as horas de trabalho fixas.

Um freelancer consegue se dedicar muito mais aos grandes projetos e, por atuarem com outras empresas, possuem uma noção muito mais abrangente e diversificada do mundo dos negócios. Isso pode ser uma carta na manga quando o assunto é inovação.

Os freelancers também representam uma boa maneira de introduzir a diversidade na sua empresa, uma vez que eles possuem conhecimentos e crenças diferentes do que é aplicado no dia a dia do seu ambiente de trabalho.

Redes sociais

As redes sociais funcionam como um ótimo filtro para encontrar pessoas criativas. Com elas, você pode buscar por referências, conhecer trabalhos anteriores e até entender um pouco mais do perfil do candidato.

Elas também servem para que você crie sua própria rede de pessoas criativas, que podem estar interligadas em um grupo no Facebook ou no LinkedIn. Dessa maneira, as chances de encontrar exatamente o que você procura se potencializam.

Usar o poder das redes sociais para encontrar os melhores talentos é uma maneira de tornar o RH mais estratégico e mais ligado com o que acontece dentro e fora da empresa.

Palestras e workshops

Se a empresa em que você trabalha costuma promover ou apoiar cursos, palestras e workshops, é hora de começar a prestar mais atenção na plateia. Ali no meio pode estar o próximo talento criativo da sua equipe.

Fique de olho nos participantes que fazem perguntas mais elaboradas e naqueles que permanecem no lugar mesmo depois do fim da apresentação para bater um papo com os palestrantes. Estes são indícios de pessoas interessadas em aprender e evoluir.

Colocando nossas dicas em prática, os grandes talentos começarão a passar pela sua porta em pouco tempo! Gostou de descobrir como encontrar funcionários criativos? Então veja como fazer a descrição de cargos da sua empresa para garantir as melhores contratações!

Autor(a)

Compartilhe