Como a AIESEC pode ajudar a carreira de um profissional?

A AIESEC é reconhecida pela UNESCO como a maior organização gerida por jovens do mundo e está presente em mais de 124 países e territórios. Seus programas facilitam o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais de alto valor. Essas habilidades ajudam a carreira de um profissional por estarem diretamente conectadas com as demandas do mercado.

Confira abaixo as principais competências desenvolvidas pela AIESEC e a relevância de cada uma!

1. Liderança com qualidades desenvolvidas pela AIESEC

Líderes são pessoas altamente valorizadas no mercado de trabalho, principalmente por estarem sempre buscando crescer e pela capacidade de influenciar as pessoas ao seu redor. São os mais indicados para assumir cargos de gerencia e representam grande crescimento para a empresa.

Todos os programas da AIESEC visam o desenvolvimento de liderança e fazem isso de forma prática e direcionada. Isso porque a organização dispõe de um modelo de desenvolvimento de liderança baseado em quatro qualidades pré-definidas:

Self-Aware

Ao promover a compreensão dos valores pessoais e explorar as paixões dos indivíduos, essa qualidade possibilita que eles projetem com maior facilidade onde querem chegar. Consequentemente, esses profissionais serão mais assertivos no planejamento e execução de um plano de carreira.

Além disso, o autoconhecimento favorece a identificação com a cultura organizacional, o que resulta em maior engajamento.

Empowering Others

Ao desenvolver essa qualidade de liderança, o profissional se destacará principalmente em três aspectos: comunicação efetiva com a equipe de trabalho, capacidade de aprimorar e empoderar outras pessoas e se engajar com os outros a fim de atingir grandes propósitos.

Na prática corporativa, esses aspectos favorecem o trabalho em equipe, a capacidade de gerir funcionários e o trabalho com metas.

Solution Oriented

Ser orientado à solução é se adaptar e mostrar resiliência frente aos desafios, transmitir positividade e tomar riscos quando necessário.

A resiliência é um dos fatores mais importantes para o sucesso profissional e, em resumo, diz respeito à capacidade de superar adversidades e se fortalecer a partir dessa superação.

Ao transmitir positividade, um profissional motiva sua equipe, dando subsídios para que ela seja tão resiliente quanto ele.

Por fim, tomar riscos quando necessário pode ser o diferencial para que uma empresa atinja o sucesso e se destaque em relação à concorrência. A AIESEC desenvolve profissionais que sabem analisar os cenários para tomar decisões arriscadas de forma embasada.

World Citizen

Ser um cidadão do mundo é se sentir responsável pela melhora da sociedade, se interessar por problemas globais e acreditar na capacidade de fazer a diferença.

Ao desenvolver essa qualidade, um profissional se torna apto a promover um espaço organizacional que se preocupe com o desenvolvimento sustentável, promovendo o desenvolvimento empresarial e, consequentemente, de sua própria carreira.

Além disso, ao desenvolver essa qualidade, o profissional estará sempre buscando melhorar através de aprendizados contínuos. Isso porque compreende que o mundo está em constante transformação, o que exige que ele próprio se transforme.

2. Saber conviver com a diversidade

A diversidade tem se tornado uma das maiores demandas do mercado atual. Ao diversificar seus funcionários, uma empresa também encontra maior facilidade para identificar as necessidades dos clientes. Além disso, trabalhar com diferenças aumenta o potencial criativo da organização.

Todos os programas oferecidos pela AIESEC garantem a exploração de ambientes diversificados culturalmente e, inclusive, o contato com pessoas de outros países. Essas experiências viabilizam a adaptabilidade a perfis e situações diferenciadas, o que garante o desenvolvimento dessa competência.

O trabalho com experiência exterior, seja voluntária ou profissional, potencializa o currículo e as habilidades sociais, tornando o profissional apto a interagir positivamente.

Sendo assim, o contato com a AIESEC ensina o reconhecimento das diferenças e particularidades advindas tanto de aspectos da personalidade quanto culturais e, mais do que isso, auxilia em como trabalhar com essas particularidades em prol de um objetivo comum. Esses conhecimentos favorecem a vivência no ambiente empresarial e contribui até para o atingimento de metas.

3. Investir em networking promissor

Uma boa rede de contatos inclui pessoas com potencial de contribuir para o crescimento pessoal e profissional. No âmbito empresarial, são contatos que podem se tornar fornecedores, parceiros de negócios ou funcionários, ampliando ao máximo as oportunidades de um investimento.

A AIESEC providencia um networking promissor ao colocar o profissional em contato com pessoas de países diferentes, organizações sem fins lucrativos e empresas privadas. Trata-se da possibilidade de conexões com realidades similares e distintas, aumentando a qualidade das relações e da rede de contato como um todo.

4. Harmonização com a cultura organizacional

A cultura organizacional pode ser brevemente descrita como o conjunto de rituais, hábitos, crenças, valores e atitudes de uma empresa. Sua aplicação e aceitação está diretamente relacionada com o clima organizacional, a satisfação e a produtividade dos funcionários.

Todos os programas da AIESEC são regidos por valores e normas específicos, colocando os indivíduos em contato com a cultura da organização e ensinando-os a relacionar seus valores pessoais com os organizacionais. Dessa forma, o profissional que teve contato com a AIESEC aprendeu como se harmonizar e integrar com uma cultura organizacional e, consequentemente, estará mais apto para fazer isso em outras organizações.

Outra consequência desse fator é o aumento da probabilidade de construção de um plano de carreira que vise o crescimento em uma única organização. Isso porque o profissional será capaz de vincular seu desenvolvimento ao da empresa.

5. Conhecimento prático

Muitos cursos oferecem experiências teóricas excelentes, mas que falham no quesito pratico. O resultado disso é que muitos profissionais ingressam no mercado de trabalho sem uma experiência pratica que articule seus aprendizados.

Todos os programas da AIESEC são experiências praticas que possibilitam essa articulação. O profissional estará num ambiente que propicia seu desenvolvimento a partir de vivências reais e desafiadoras, preparando-o para o mercado de trabalho e para a construção de uma carreira sólida.

Para o desenvolvimento dessas e de outras competências que ajudam na carreira de um profissional, a AIESEC oferece três possibilidades: intercâmbio profissional, intercâmbio social e trabalho voluntário. Todas são vivenciadas em um ambiente global de suporte e aprendizado.

Gostou e quer saber maiores informações? Entre em contato com a AIESEC!

Autor(a)

Compartilhe