Como acertar na integração de funcionários?

Quem trabalha com gestão de pessoas sabe como é importante a fase de integração de funcionários dentro do processo seletivo da empresa. Ainda assim, não é tão fácil acertar todas as vezes.

Pensando nisso, trazemos neste post algumas dicas práticas para que sua empresa aprenda a receber o colaborador recém-chegado da melhor maneira. Continue a leitura e confira!

Crie um planejamento

Como todo procedimento essencial dentro da empresa, a integração de novos funcionários requer planejamento detalhado. Documente um passo a passo que seja claro e simples de ser entendido por qualquer membro da equipe.

Nele, coloque todos os assuntos essenciais a serem abordados durante os primeiros dias de integração, bem como o roteiro de lugares a serem visitados com o novo funcionário.

Se possível, elabore um cronograma, para que os envolvidos reservem um dia e horário específicos para se dedicarem à integração, de modo que todos possam dar toda a atenção necessária ao novo membro da equipe, sem, no entanto, atrapalhar o andamento de suas próprias tarefas.

Treine os colaboradores

Integrar um novo membro na equipe é responsabilidade do recrutador, mas também é trabalho para todos os colaboradores. Ajudar o funcionário a se familiarizar o mais rápido possível com os processos e se sentir parte da equipe é vital para a sua adequação, e não há ninguém melhor para isso do que os próprios colegas de trabalho.

Sendo assim, prepare-os e, se possível, promova uma reunião no primeiro dia para apresentar o recém-chegado formalmente à equipe. Isso certamente ajuda a “quebrar o gelo” entre todos.

Apresente a empresa

Não é só à equipe e às funções inerentes ao cargo que o funcionário deve ser apresentado: as instalações da empresa também devem fazer parte da integração de funcionários.

Onde fica cada departamento, onde é possível descansar após o almoço, onde ficam os melhores cafés e restaurantes nas imediações da empresa, enfim, fazer um tour com o colaborador ajuda a evitar que ele se sinta perdido nos primeiros dias, o que faz toda a diferença ao construir seu senso de engajamento.

Seja acessível durante a após a integração de funcionários

Os primeiros dias são cruciais para a adaptação do novo funcionário, por isso, é importante que você se mantenha disponível para conversar, tirar dúvidas e ouvir ideias e sugestões que o novo colaborador trouxer consigo.

Afinal, a comunicação é peça-chave para bons relacionamentos, e é importante que você ajude a estimular a prática do diálogo logo no início se quiser promover um bom clima organizacional no longo prazo.

Ofereça feedbacks

É válido lembrar que toda equipe tem seu ritmo próprio de produtividade, e o novo colaborador entra no meio desse processo “de paraquedas”, com seus próprios vícios e manias do emprego anterior.

Assim sendo, é importante observar e avaliar o que o colaborador traz de novo, como isso agrega e como atrapalha a equipe e, a partir disso, oferecer feedbacks.

Observe também como ele se encaixa na equipe no que se refere à interação: há boa comunicação? O clima organizacional está agradável? Esses são fortes medidores de como vai a integração e do que pode ser melhorado para garantir a retenção de novos talentos.

E na sua empresa, como é feita a integração de funcionários? É usado algum método diferente no setor de recrutamento e seleção? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *