Como adaptar sua empresa a várias culturas

De olho no potencial de outros mercados, companhias se adaptam para oferecer seus produtos e serviços em novas realidades culturais. Porém, o processo é mais delicado do que parece. Grandes multinacionais precisaram superar resistências culturais próprias e externas para operar com sucesso em um mundo globalizado. É preciso que a empresa esteja pronta para dialogar e se inserir na sociedade local, oferecendo melhorias à comunidade e formando profissionais.

Está estudando maneiras para adaptar a empresa a várias culturas? Veja o que reunimos para você!

Qual é a importância de garantir a diversidade no ambiente de trabalho?

O sucesso e a competitividade de uma companhia em um mercado globalizado dependem de sua habilidade de abraçar a diversidade. Quando uma organização faz a gestão correta da diversidade em seu ambiente de trabalho, ela usufrui de uma série de benefícios, tais como:

Uma adaptabilidade crescente 

Organizações que empregam colaboradores de diversas culturas oferecem uma grande variedade de soluções para a comunidade. Afinal, pessoas com diferentes backgrounds trazem talentos e experiências que enriquecem as ideias do coletivo, conferindo flexibilidade para que elas sejam aplicadas em outros mercados. 

Execução mais efetiva

Companhias que encorajam a diversidade no ambiente de trabalho inspiram seus colaboradores a terem uma performance melhor, já que eles exercem mais empatia. Assim, eles providenciam estratégias que podem ser executadas de uma forma global, melhorando a produtividade da companhia. 

Variedade de pontos de vista

Uma mão de obra diversificada que se sente à vontade para comunicar sua visão oferece variados pontos de vista, trazendo uma gama maior de ideias e experiências. 

Como adaptar a empresa a várias culturas? 

Alguns procedimentos fazem com que a adaptação da companhia a outras realidades culturais seja mais fluida. Confira nossas dicas: 

Faça com que seus líderes estejam conscientes da diversidade cultural

Seus gestores devem estar conscientes da diversidade cultural presente na companhia para melhorar as suas competências culturais. Somente com essa consciência, eles estarão dispostos a exercer a empatia e abrir-se às diversidades dos gestos, processos e procedimentos de outras realidades. 

Faça um inventário cultural

Tudo o que você empreender dentro de sua companhia deve ser adaptável à lógica de outros sistemas culturais. Tenha tradutores, pessoas em sua organização que se familiarizem com ambas as culturas e trabalhe para identificar quais processos e sistemas podem ser universalizados, bem como quais precisam ser adaptados. 

Alguns elementos podem ser trocados e outros podem não ser tão negociáveis assim. Um deles são as leis trabalhistas de cada país. É fundamental que isso esteja registrado, reconhecido e levado em conta em seu inventário cultural.

Use a translação cultural como uma oportunidade para engajar e motivar seus colaboradores

Como uma empresa, você precisa estabelecer regras básicas para que seus colaboradores operem, bem como fazer ajustes em seus processos para operar em escala global. Introduzindo mais flexibilidade em seus regimes de trabalho, você globaliza os seus negócios e motiva seus colaboradores locais.

Fortaleça suas políticas de reconhecimento, reforce a importância dos feedbacks entre todas as partes envolvidas e verifique o que pode funcionar para outras realidades. Dê a liberdade para que seus gestores e colabores contribuam com o aprimoramento da organização, estimulando as decisões em grupo. 

Forneça as condições 

A mudança de um profissional para outro país necessita de uma série de cuidados para que ele se adapte ao novo ambiente. Por isso, é de suma importância analisar as competências interculturais do profissional, auxiliar a readaptação da família e orientá-lo, bem como o time que o receberá. Invista em treinamentos e acompanhe o bem-estar de seu colaborador. 

O sucesso global de uma organização é o somatório de bons resultados locais em todo o mundo. E para atingir estes resultados, é essencial ser flexível, criativo e proativo ao adaptar a empresa a várias culturas.

Interessa-se pela internacionalização de sua organização e deseja oferecer as melhores condições possíveis para que seus colabores dialoguem com um mundo globalizado, cuja palavra de ordem é o diálogo? Baixe o nosso “O Guia Completo da Gestão de Recursos Humanos Internacionais” e conheça os desafios trazidos à gestão de RH nos novos tempos!

Autor(a)

Compartilhe