Como e (e por que) ter um RH Estratégico?

Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos se tornou um departamento estratégico nas empresas, conquistando a confiança da alta gestão e conscientizando-a de que os negócios somente prosperam se forem capazes de cuidar das pessoas.

Considerando essa visão, um novo conceito de RH estratégico surgiu como uma área que identifica, por exemplo, os pontos positivos e de melhoria de uma gestão. 

Uma empresa conquista um RH Estratégico quando a área de Gestão de Pessoas colabora para a eficiência das organizações, sendo parceira das diversas áreas da empresa e alinhada com as metas estratégicas do negócio.

Se você está em busca de melhorar essa área da sua organização, continue a leitura! Separamos, no post de hoje, 7 dicas para ter um RH estratégico. Acompanhe!

1. Tenha responsabilidade e objetividade

O RH deve assumir a postura de efetivamente conhecer seu capital humano, com o objetivo de auxiliar cada pessoa a atingir o seu potencial e conquistar melhores resultados.

Assim, é muito importante se dedicar às atividades que são relevantes para a empresa e seus profissionais. Fazer um planejamento estruturado que busque o aprimoramento dos colaboradores, do processo de recrutamento e das políticas salariais é o primeiro passo para o sucesso na gestão de pessoas.

2. Mantenha uma comunicação eficiente

A comunicação eficiente é uma das ações essenciais do RH, pois ela consegue aproximar a equipe e gerar comprometimento entre colaboradores e empresa.

Nesse sentido, é necessário agir em conjunto com o departamento de comunicação para deixar de atuar nas questões apenas quando elas já aconteceram — ou seja, deixar de apagar “incêndios” para passar a adotar uma postura de foco em ações com resultado em longo prazo.

3. Aposte na interatividade

Com uma comunicação alinhada, torna-se mais fácil fazer uma ponte entre os interesses do negócio e as pessoas que fazem parte dele.

Para isso, é necessário que o setor de RH tenha uma boa compreensão dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, bem como das metas do negócio e de cada setor.

Essas informações servirão de base para estabelecer o planejamento estratégico para envolver os colaboradores e fazer com que elas ofereçam o melhor rendimento.

4. Invista em personalização

As soluções oferecidas pelo RH devem atender às necessidades de cada setor, equipes e profissionais. Respostas e soluções engessadas gastam tempo e recursos desnecessariamente, além de não trazerem o retorno do investimento realizado.

5. Fique atento ao clima organizacional

Esse é um dos primeiros indicadores de como estão as atividades dentro de uma organização. Cabe ao RH fazer esse acompanhamento e oferecer soluções para as questões apresentadas.

Uma pesquisa de clima é o primeiro passo para identificar importantes questões relacionadas ao clima organizacional. A partir da pesquisa, é possível criar um plano de ação para desenvolver um ambiente mais positivo, com base nas falhas encontradas.

6. Desenvolva a qualidade de vida no trabalho

Os profissionais passam a maior parte de suas vidas no trabalho. Por isso, qualidade de vida na rotina é fundamental para garantir o bem-estar e a motivação dos colaboradores.

Faz parte da gestão de RH buscar manter um ambiente agradável e seguro, que garanta a saúde física e emocional dos trabalhadores.

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