Como fazer descrição de cargos? Descubra aqui!

Trabalhar com RH significa estar constantemente buscando maneiras de aperfeiçoar processos cruciais para a empresa, como os de recrutamento e seleção. Vários fatores influenciam no sucesso dessa tarefa, e o conhecimento de como fazer descrição de cargos de forma adequada e eficiente está entre eles.

Considerando a importância da descrição de cargo para contratações cada vez mais eficazes, fizemos este miniguia para garantir o aproveitamento máximo desse elemento indispensável. Confira!

O que é a descrição de cargos?

A descrição de cargo é a especificação, por escrito, das responsabilidades, requisitos, atribuições e rotinas de uma vaga anunciada.

Entretanto, além de informar sobre as características do cargo aberto, esse item também carrega a identidade da empresa, com seus valores e visão.

Qual sua função?

Além de ser utilizada nos processos de recrutamento e seleção, a descrição de cargo também pode ser usada para auditorias (como no caso da ISO 9001) e durante a avaliação de competências, auxiliando no mapeamento necessário para a análise.

Apesar de ser uma parte imprescindível para uma contratação bem-sucedida, por muitas vezes a descrição de cargo tem seu valor negligenciado. É fundamental atentar-se para o fato de que a forma como é descrita a vaga influencia na percepção das pessoas, não somente sobre o cargo, mas também sobre a empresa contratante.

Logo, a descrição deve ser elaborada de forma estratégica, levando em consideração a cultura da organização, os meios de divulgação da vaga e o tipo de candidato pretendido.

É primordial lembrar que, muitas vezes, a descrição de cargo é o primeiro contato que uma pessoa tem com a marca da empresa.

Como é estruturada?

Existem algumas variações sobre a forma como a descrição de cargos pode ser estruturada. No entanto, o formato mais utilizado inclui o título do cargo, sua função, as atividades e os requisitos necessários.

Independentemente do modelo escolhido, a descrição de cargo costuma contar com as seguintes partes: identificação, organograma, missão, atividades, experiência, competências, habilidades, formação acadêmica e treinamentos necessários para concorrer à vaga.

Como fazer descrição de cargos?

Existem diversos métodos para a realização da descrição de cargos, tendo cada um deles uma aplicação mais adequada para cada caso.

Entre as principais formas de se fazer a descrição de cargos, destacam-se: observação, questionário e entrevista.

Observação

A observação é comumente utilizada para cargos que envolvem operações manuais ou mecânicas, com tarefas repetitivas. Por meio da observação, é possível entender melhor os objetivos de cada atividade realizada no cargo.

Questionário

Como o nome sugere, nesse método um questionário é formulado para os colaboradores preencherem a respeito de seus cargos. Esse recurso conta com o benefício de ser rápido e econômico, mas algumas vezes carece de informações mais precisas e detalhadas.

Entrevista

Essa tática é amplamente utilizada e consiste em fazer diversas perguntas diretamente para um colaborador que exerça o cargo em questão. As perguntas da entrevista devem ser direcionadas para cada ocupação. Esse método conta com a vantagem de fornecer dados precisos e confiáveis.

Só é possível executar contratações certeiras quando o processo de recrutamento atrair a atenção dos melhores candidatos. Sendo assim, saber como fazer descrição de cargos é um conhecimento essencial.

Você sabe agora como fazer descrição de cargos de forma eficaz? Gostou do post? Tem alguma sugestão ou gostaria de acrescentar algo? Participe comentando abaixo!

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