Como motivar funcionários sem afetar o orçamento da empresa?

Manter a motivação dos colaboradores é uma tarefa que exige planejamento por parte do RH de uma empresa. Isso porque, para colocar em prática ações eficazes, é necessário envolvimento dos diferentes níveis hierárquicos e, dependendo do que será feito, destinar uma verba para isso. Mas como motivar funcionários sem afetar o orçamento da empresa?

A seguir você descobrirá algumas dicas simples de como colocar essa ação em andamento. Continue a leitura e veja como motivar os funcionários é possível, mesmo gastando pouco!

Ofereça um plano de desenvolvimento de carreira

Muitos candidatos a uma vaga dentro da empresa a escolhem pelos benefícios oferecidos, o que inclui salário, bônus, ambiente de trabalho aberto ao desenvolvimento, entre outros. No entanto, isso também deve ser trabalhado com os colaboradores que já estão inseridos dentro do seu quadro de funcionários.

Por isso, ofereça um plano de desenvolvimento de carreira. Isso motivará o colaborador a buscar aperfeiçoamento para ascender de cargo e, consequentemente, obter melhores salários e benefícios. Ademais, trará a vantagem de um trabalho mais bem elaborado, já que a ansiedade dele em relação ao futuro na companhia diminui bastante.

feedback e saiba como motivar funcionários

Dar um retorno sobre o trabalho de um funcionário é essencial para que ele possa melhorar e se desenvolver. Por isso, trabalhe o feedback sempre que possível para que o grupo tenha um norte sobre os próximos passos a serem dados.

Lembre-se de fazer isso de maneira individual para não criar indisposições e nem mesmo julgamentos. No entanto, dê um feedback coletivo para que o grupo aprimore o trabalho como um todo.

Permita a flexibilidade de horário

Com a modernidade, os trabalhadores têm prezado por muito mais que uma carreira, eles também desejam ter qualidade de vida e esperam que as empresas lhes deem a oportunidade de viverem isso. Por esse motivo, se você deseja profissionais mais motivados ofereça horários flexíveis de trabalho.

Muitas pessoas trabalham melhor na parte da manhã, mas outras funcionam melhor à noite. Logo, a opção de home office também deve ser estudada para que o colaborador possa atingir o seu máximo potencial.

Invista na capacitação

Outro aspecto que é bastante eficaz no processo de estímulo dos colaboradores é a capacitação. É fundamental que a sua empresa os incentive por meio de bolsas e cursos de capacitação.

Que tal oferecer treinamentos internos? Ou mesmo incentivar a mentoria interna? Isso, com certeza, fará com que ele veja a sua empresa com outros olhos, valorizando a preocupação dela para com o seu público interno.

Fortaleça a comunicação

Uma das maiores fontes de controvérsia dentro de uma empresa é a comunicação. Quando ela não está clara ou não atinge todos os níveis hierárquicos as mensagens podem gerar ruídos, o que acaba prejudicando a motivação dos colaboradores.

Por isso, para incentivar os funcionários, invista em um ambiente aberto ao diálogo. Não se esqueça de divulgar as conquistas, os projetos em andamento e o desempenho das equipes. Essas ações farão uma grande diferença.

Celebre as vitórias

Com funcionários motivados as vitórias serão mais constantes. Isso porque os colaboradores engajados produzem mais, além de serem mais propensos à inovação. Por isso, sempre que uma meta for batida comemore de alguma maneira com o seu grupo.

Não precisa gastar tanto dinheiro com isso. Pode ser uma reunião de confraternização pequena, um brinde, um dia de folga etc. Você deve escolher algo que se encaixe nas possibilidades da organização e converse com os desejos dos seus funcionários.

Falando nisso, não se esqueça de dar valor aos projetos pessoais dos seus colaboradores. Essa atitude os ajuda a desenvolver a autonomia e a trazer mais novidades para dentro da sua empresa.

Viu como motivar funcionários sem comprometer o orçamento é simples? Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. Se tiver qualquer dúvida sobre o assunto ou quiser compartilhar suas ideias, deixe o seu comentário!

Autor(a)

Compartilhe