Como o Endomarketing melhora a satisfação interna dos colaboradores?

O Endomarketing é uma estratégia voltada para atividades dentro das empresa. Tem por objetivo encantar o cliente interno com a missão, visão e valores da organização. Para um trabalho de Endomarketing eficiente, é preciso que a comunicação interna seja uma forte aliada.

O Endomarketing é uma das formas mais eficazes para reduzir a rotatividade de pessoas nas empresas, o chamado turnover, e também colabora para atrair os melhores profissionais. A estratégia ajuda na construção da imagem de bom lugar para se trabalhar, além de fidelizar os colaboradores como embaixadores da marca. Continue a leitura e saiba mais!

Por que o Endomarketing é importante?

Como uma estratégia de Endomarketing bem alinhada com a comunicação interna e os objetivos da organização, é possível criar influência em torno dos colaboradores dentro da própria empresa — as pessoas possuem contato diário com todos os processos e isso as torna mais capacitadas para dar opinião e influenciar outras a respeito da marca de modo geral.

A lógica é simples: quando os colaboradores estão satisfeitos com o trabalho e as condições dentro da organização, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seu público de relacionamento.

Isso faz com que esse público passe a ter uma percepção diferente do negócio: começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e sociável, como uma empresa que faz a diferença na vida das pessoas.

Qual é a dica para uma estratégia de Endomarketing de sucesso?

Apesar do nome, Endomarketing não se resume apenas a ações de marketing. É uma junção de ações entre Recursos Humanos e o setor de marketing da organização. O RH precisa ficar atento às necessidades das pessoas que fazem parte da organização, transformando questões internas em possibilidade de melhora e trabalhando para garantir um clima organizacional favorável ao desenvolvimento das pessoas.

Para ser eficaz, o Endomarketing precisa motivar, fazendo com que os colaboradores realmente se sintam uma parte essencial dentro da organização. Para isso, o RH e a equipe de marketing precisam trabalhar juntos, buscando a interação do colaborador com a empresa, desenvolvendo atividades no cotidiano que resultem em uma maior motivação da equipe.

Como fazer Endomarketing?

São exemplos de Endomarketing:

  • ações que fomentam a participação da família junto à empresa;
  • treinamentos para habilitar os funcionários e os tornarem cada vez mais capacitados e preparados para enfrentar as atividades diárias;
  • troca de conhecimento entre os colaboradores;
  • valorização do desempenho individual e do time, mostrando a percepção positiva da organização diante do bom trabalho desenvolvido pela equipe.

Como o Endomarketing melhora a satisfação dos colaboradores?

Quando as pessoas estão mais felizes com o lugar onde trabalham, o rendimento delas é maior e elas estão mais dispostas para entregar seus resultados. Veja agora 4 vantagens que o Endomarketing traz para as empresas:

1. Colaboradores mais motivados

Isso acontece porque a organização se mostra mais aberta a ouvir e a oferecer informações direcionadas para a equipe interna. A performance das pessoas tende a aumentar consideravelmente ao perceberem que estão dentro de um ambiente que se importa com a qualidade do trabalho e bem-estar da equipe.

2. Baixa rotatividade de funcionários

Quando as pessoas estão mais motivadas e satisfeitas com o ambiente de trabalho, é notável que a rotatividade de funcionários diminui. Ao perceberem que estão inseridas em um ambiente de trabalho que preza pela qualidade e bem-estar dos funcionários, poucos se mostram dispostos a deixar a organização — não pensando apenas em remuneração, mas na importância que a empresa dá para todos os seus colaboradores.

3. Sentimento de pertencimento e lealdade

Um ambiente favorável ao desenvolvimento profissional impacta diretamente na lealdade e compromisso que as pessoas têm com o lugar onde trabalham.

4. Clima organizacional mais saudável e agradável

Quando a organização se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar das pessoas que fazem parte dela, o fluxo de tarefas se ajusta e os processos passam a seguir de forma mais eficiente.

E então, o que você achou deste post sobre Endomarketing? Deixe seu comentário e compartilhe suas considerações!

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