Conheça as tendências de Employer Branding

Gerir talentos é um dos principais desafios dentro de uma organização. Por isso, muitas empresas estão investindo em tendências de Employer Branding, que é um conjunto de técnicas para definir a reputação de uma empresa enquanto marca empregadora. Ou seja, é forma como o mercado e potenciais colaboradores enxergam a sua empresa.

Atualmente são os colaboradores que escolhem as empresas, e não o contrário. E a escolha de boa parte desses profissionais é baseada na qualidade de vida e do ambiente de trabalho. Logo, o Employer Branding é utilizado para evidenciar o valor da empresa enquanto empregadora, demonstrando o seu diferencial em relação ao mercado.

Para consolidar uma marca positiva, a empresa precisa conhecer as melhores práticas e tendências de Employer Branding e, assim, criar estratégias eficazes para atrair, recrutar e manter os melhores talentos.

Que tal entender um pouco mais sobre essas tendências, que podem impactar o futuro da sua instituição? Continue a leitura do artigo!

Engajar pessoas como tendência de Employer Branding

Essa sem sombras de dúvidas, é a principal estratégia de Employer Branding. O primeiro passo é definir a Proposta de Valor ao Empregado (PVE), ou seja, os principais benefícios que a sua empresa oferece em troca do trabalho e desempenho do colaborador.

Para elevar o Employer Branding da sua marca, é fundamental focar em ações que aumentem o bem-estar dentro da empresa. São alguns pontos que colaboram para o sucesso das estratégias de Employer Branding no ambiente interno:

  • investir no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores;
  • propiciar melhorias nas condições de trabalho;
  • inserir o público interno nas decisões estratégicas da empresa

Estreitar relações entre Marketing e Rh

Para o sucesso das estratégias de Employer Branding, é necessário estreitar as relações entre Marketing e Recursos Humanos, pois, a meta principal é cativar pessoas e atrair talentos. Não existe nada mais estratégico para a sua empresa do que poder contar com os melhores profissionais do mercado.

Por isso, embora o Employer Branding seja um trabalho de marketing, voltado para a gestão da marca empregadora, ele precisa ser desenvolvido em parceria com o departamento de recursos humanos.

Criar estratégias digitais para fortalecer sua marca

A criação de campanhas de Employer Branding na internet — especialmente nas redes sociais como Facebook, Linkedin e Twitter — colaborou para a adaptação e direcionamento das mensagens. Algumas empresas também estão investindo na estruturação e manutenção de grupos sociais (comunidades) com temas de interesse dos potenciais colaboradores.

As estratégias de Employer Branding em ambiente digital devem disseminar o que significa trabalhar na sua empresa e a forma como a cultura organizacional propicia um ambiente satisfatório de trabalho. Para isso, segmente o perfil ideal de candidatos, e utilize descrições personalizadas de acordo com o que a empresa espera do candidato.

Atrair os melhores talentos é extremamente positivo para as empresas, mas mantê-los também prevê grandes benefícios, como redução de custos e rotatividade. Seguindo as principais tendências de Employer Branding, certamente a sua empresa obterá um série de vantagens.

A Votorantim Cimentos, o Santander, a Kroton e o Itaú são algumas empresas que seguem essas tendências de Employer Branding.

Gostou do artigo? Conte-nos como a sua empresa tem feito para melhorar a sua marca empregadora no mercado? Vocês já utilizam alguma técnica de Employer Branding? Deixe um comentário!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *