Entenda a importância da diversidade nas empresas

Fazer com que o maior número de culturas, etnias, raças e crenças participem das equipes das organizações tem exigido preparo e muita dedicação dos profissionais da área de recursos humanos, já que a diversidade nas empresas é uma das principais urgências do mercado de trabalho atual.

 A diversidade dos colaboradores pode ser implantada em diferentes setores e muitas ocupações, diferenciando-se desde o conhecimento técnico, que influencia a maneira de atuar, até as diversas faixas etárias e o gênero.

Separamos para você quatro motivos para apostar em diversidade nas empresas. Acompanhe:

1. Mais eficiência e criatividade nos processos

A combinação de diferentes culturas e pessoas forma uma equipe diversa, cada qual com sua vivência e experiência, fazendo com que as grandes empresas consigam se destacar na sociedade atual e, então, oferecer os produtos e serviços adequados a mercados tão diversos e exigentes.

Na diversidade, as pessoas são mais incentivadas e possuem mais abertura para novos pensamentos, conquistando soluções diferenciadas para questões do cotidiano.

Quanto maior for a diferença de conhecimento, origem e cultura das pessoas, maiores serão as oportunidades de que o ambiente provoque a inovação e a criatividade.

2. Aumento da motivação e do engajamento

Colaboradores que percebem a diversidade como um fator relevante dentro da organização são mais motivados, compreendem que, ao se dedicarem mais, trazem um ganho para a empresa e para o seu desempenho pessoal.

Nas organizações em que o ambiente de diversidade é reconhecido, os colaboradores estão mais engajados e dispostos a entregar mais que o esperado pelas pessoas, assim como um ambiente com diversidade também faz com que os conflitos, que por vezes atrapalham a produtividade e a eficiência, sejam menos recorrentes.

3. Reputação positiva e valor agregado à marca

Investimentos em diversidade, como o apadrinhamento de estrangeiros, reflete não apenas no bem-estar dos funcionários, mas também em sucesso financeiro para as organizações.

Dessa forma, incluir a diversidade como pauta da agenda estratégica é um ótimo caminho para maximizar os resultados e diferenciar a organização em temas importantes como liderança, inovação, motivação e, em consequência, resultados financeiros.

Partindo das diferentes demandas do público consumidor, as organizações conseguem atingir a todos e acrescentar valor intangível à marca, com serviços exclusivos e adaptados a mercados compostos por pessoas cada vez mais diferentes entre si.

Saber conviver com as diferenças, sejam elas quais forem no ambiente profissional, é uma qualidade muito apreciada pelo novo mercado e pelos líderes de maneira geral, pois demonstra que o profissional é flexível e está sempre pronto às mudanças ou a aprender coisas novas.

Dessa forma, o colaborador que sabe contornar situações e conflitos em virtude de divergências no ambiente de trabalho vai estar sempre em evidência positiva.

4. Inclusão social nas empresas

Quando as pessoas, de forma geral, falam sobre inclusão dentro das grandes organizações, a primeira ideia é incluir os profissionais com algum tipo de deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho. No entanto, o termo “inclusão” vai muito além dessa percepção.

Por inclusão, as pessoas devem entender a capacidade de interagir de maneira satisfatória, de modo que seu trabalho seja produtivo, com número de funcionários cada vez mais diversificado em sua faixa etária, em sua etnia e em seus aspectos culturais.

Nas grandes corporações modernas, o funcionário deve saber interagir de maneira positiva com todos os outros profissionais e tentar absorver com essa diversidade os vários conhecimentos que poderá utilizar no âmbito profissional.

Se você curtiu este post de quatro motivos para apostar em diversidade nas empresas, vai gostar também do nosso e-book sobre gestão internacional de recursos humanos. Baixe agora!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *