Gerenciamento 3.0: entenda o que é isso e qual sua importância

O gerenciamento 3.0 é um conceito inovador na gestão de funcionários da empresa. Quando empregado corretamente, garante maior independência da equipe e mais tempo livre para que o líder possa tratar de assuntos delicados.

Usado a princípio em Tecnologia da Informação, esse termo vem ocupando um espaço bem maior em empresas e se destacando como um modelo de administração eficiente e produtivo.

Quer saber do que se trata e como esse estilo de gestão pode ajudar sua empresa? Continue lendo esse post.

O que é gerenciamento 3.0?

O conceito surgiu a partir do livro Management 3.0, do guru em liderança Jurgen Appelo, e trata de uma gestão proativa. Nesse modelo, o líder entende que o desenvolvimento dos funcionários não está sob seu controle, mas que lhe cabe criar o ambiente propício para que esses profissionais possam crescer da melhor maneira possível.

Em muitas empresas, percebemos que os colaboradores colocam na mão do gerente questões que poderiam perfeitamente ser resolvidas por eles próprios. Isso acontece muitas vezes por insegurança ou por eles não saberem como lidar com a situação.

Dentro do gerenciamento 3.0, há o aumento da responsabilidade individual. O gestor delega funções, delimitando onde e como cada um deve proceder. Assim, os membros da equipe têm maior autonomia, liberando o líder para a tomada de decisões.

Trata-se de um novo mindset que está sendo introduzido lentamente nas empresas, mas que pode gerar grandes resultados.

Quais vantagens esse modelo de gestão apresenta?

O gerenciamento 3.0 habilita cada profissional a realizar suas funções da melhor maneira possível, afetando diretamente o engajamento das equipes. Dentro de um ambiente transparente e colaborativo, o trabalhador consegue atuar de forma plena e desenvolve uma atuação multidisciplinar. Isso agrega valor e atua como elemento propulsor para cada um dos envolvidos.

Para a empresa, ao contar com profissionais motivados e em amplo crescimento, os resultados tendem a ser muito positivos, não apenas em número e produtividade. O clima organizacional melhora substancialmente, a rotatividade de funcionários diminui e a organização cresce com uma base de sustentação robusta.

Como o conceito de gestão ágil se relaciona com o gerenciamento 3.0?

Dentro do conceito de gestão ágil, várias pessoas podem se reunir para gerenciar um sistema mais complexo, cuja administração por apenas um indivíduo seria impossível. Todo um time é envolvido para cuidar desse sistema, dividindo responsabilidades.

Isso não significa que o papel do líder é diminuído ou destacado — ele continua a ter a sua importância, mas no sentido de delegar funções e gerenciar a equipe. Dessa maneira, ele consegue dar mais autonomia a cada um dos funcionários, ajudando-os a amadurecer profissionalmente com a ajuda de um trabalho individual, de acordo com as expectativas e necessidades de cada um.

A gestão ágil está intimamente ligada à questão de auto-organização definida pelo gerenciamento 3.0. Nela, defende-se a possibilidade de uma disciplina interna, sem a necessidade da presença constante do líder para garantir que tudo funcione bem.

Agora que você já entendeu o conceito de gerenciamento 3.0, como acha que ele pode colaborar em questões específicas da sua empresa? Deixe seu comentário no post com as suas impressões sobre o assunto.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *