A importância de valorizar o jovem de perfil empreendedor

O Empreendedorismo é uma prática cada vez mais valorizada pelos brasileiros, mesmo em época de crise econômica. A habilidade de propor novas soluções para o mercado vem recebendo incentivo para ser desenvolvida, principalmente entre os jovens, coisa que não acontecia com tanta frequência nas gerações anteriores. Os profissionais que estão chegando ao mercado, cada vez mais se enquadram dentro desse perfil e isso é muito vantajoso para as empresas. Quer saber por quê? Por algumas qualidades interessantes que eles possuem para ser um bom funcionário e que ajudam no crescimento de uma empresa. Confira:

Proatividade

Uma das principais características do jovem que se encaixa no perfil empreendedor é a proatividade. Quando ele se interessa por um assunto, ele é o tipo de pessoa que corre atrás de conhecimento e soluções, mesmo que não cobrem isso dele. Tal característica é bastante valorizada na hora da contratação numa empresa, pedir ajuda quando necessário, mas caminhar com suas próprias pernas durante os serviços.

Vontade de fazer

Mão na massa é algo que combina perfeitamente com empreendedorismo, afinal, não dá para abrir negócios e fazer novas propostas para o mercado sem muita dedicação e esforço. Jovens que já possuíram contato com iniciativas empreendedoras, seja através de projetos em ONGs ou na faculdade, geralmente desenvolvem bem o “querer fazer” e o espírito de liderança. A capacidade de dirigir e delegar tarefas é bastante comum do perfil empreendedor. Um bom líder tende a trabalhar bem em equipe e focar em iniciativas que beneficiem os negócios e as pessoas.

Inovação

O jovem, atualmente, possui muitas ferramentas para se informar e desenvolver sua criatividade. Isso é aproveitado na hora que ele pensa em abrir seu próprio negócio. Enquanto não possui investimento para isso, costuma colocar em todas suas experiências profissionais os princípios de fazer diferente e encontrar saídas diferentes para as questões que precisam resolver.

Deseja jovens empreendedores em sua empresa? Conheça um pouco mais o programa Talentos Globais da AIESEC e se torne parceiro!

Autor(a)

Compartilhe