Inglês no mercado de trabalho: vantagem ou requisito básico?

A exigência do inglês no mercado de trabalho é comum e ela não está restrita a multinacionais. Além de ser requisito básico para diversos cargos, esse fator também se torna uma vantagem para o negócio. Organizações globais necessitam de profissionais com domínio do idioma para que possam exercer suas atividades de forma mais eficiente e para se comunicarem com as equipes de outros países.

Já para as empresas locais, que buscam desenvolvimento e competitividade, mais do que requisito básico, contar com colaboradores proficientes na língua estrangeira se torna bastante vantajoso, pois permite a expansão do negócio e aumenta as oportunidades de inovação e aprendizado. No texto de hoje, vamos falar mais sobre o assunto e te explicar como se beneficiar com isso. Confira!

A importância do inglês no mercado de trabalho

O inglês faz parte da rotina dos escritórios. Além disso, devido ao mundo globalizado e a facilidade na comunicação, a possibilidade de atender clientes, fornecedores e parceiros de outros países é real. Portanto, é necessário ter habilidades com essa língua universal.

De acordo com dados da consultoria Roberf Half, 80% dos diretores de RH afirmam que a fluência no idioma é importante. No entanto, estudos mostram que menos de 3% dos brasileiros apresentam essa característica. Sendo assim, encontrar trabalhadores com conhecimento em inglês se torna um desafio para a área de recrutamento e seleção e um diferencial para a empresa.

Os benefícios em contar com profissionais com conhecimento no idioma

Independentemente do porte ou segmento da organização, a capacidade de comunicação em outro idioma agrega vantagens como:

Possibilidade de crescimento

O domínio da língua é essencial para quem almeja expansão do negócio, como filiais em outros países e contratos com companhias e investidores estrangeiros.

Facilidade com novas tecnologias

Muitas ferramentas e softwares são desenvolvidos em inglês e a habilidade com o idioma facilita o uso delas.

Oportunidades de aprendizado

Acompanhar estudos, pesquisas, livros e cursos internacionais contribui para a especialização dos profissionais, tornando-os mais qualificados.

As dicas para melhorar o inglês na empresa

O inglês faz parte das tarefas diárias dos mais variados cargos, passando por estagiários, profissionais de finanças, recursos humanos, TI, executivos, entre outros. Para melhorar o nível de inglês dentro da empresa, duas ações são possíveis:

Contrate profissionais fluentes no idioma

Busque no mercado de trabalho profissionais fluentes ou que tenham conhecimento avançado em inglês.

O aprendizado da língua estrangeira é alcançado com o estudo em escolas especializadas ou professores particulares, em intercâmbios ou de maneira autodidata. Para conferir se o nível do candidato é condizente com as necessidades do cargo é importante realizar testes e ou entrevistas em inglês durante o processo seletivo.

Mais uma maneira de aumentar a fluência do idioma na organização é contratar mão de obra estrangeira. O inglês no mercado de trabalho abre porta para profissionais de outras nacionalidades, o que contribui para o aumento na diversidade da equipe e pode se tornar um diferencial para o negócio.

Invista em cursos de aprendizado

Outra forma de melhorar o nível de inglês é investir em cursos para a equipe. Seja por meio de convênios com escolas de idioma — disponibilizando descontos ou bolsas para os funcionários — ou por treinamento interno com conteúdo personalizado de acordo com as necessidades da empresa. Além do aprimoramento no idioma, o investimento na equipe é bastante positivo e contribui para a motivação deles.

Ao longo deste texto você pode perceber a importância do inglês no mercado de trabalho. Como vimos, o conhecimento no idioma é essencial e em muitos casos ele se torna um fator competitivo, aumentando as oportunidades de negócio, inovação e qualificação da equipe.

Um ambiente de trabalho saudável e feliz também é um fator importante para o sucesso da empresa. Fique por dentro do assunto e confira 4 dicas incríveis para promover a felicidade no trabalho!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *