Intraempreendedorismo: afinal, o que é isso?

Fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo, com muitas empresas disputando entre si e sofrendo mudanças bruscas a todo instante, é um verdadeiro desafio em todos os setores. Muitas vezes, o CEO ou o fundador quer ter novas ideias, mas o acúmulo de responsabilidades o impede de pensar mais criativamente. Para isso, o intraempreendedorismo pode ajudar.

Esse conceito defende a entrada de “sangue novo”: novos conceitos somados à vontade de fazer acontecer, o que caracteriza as pessoas capazes de criar novos negócios. Que tal aproveitar novos talentos para trazer mais crescimento à sua empresa?

Para entender melhor o que é intraempreendedorismo e como esse conceito vai ajudar a sua organização, continue lendo este post.

O que é intraempreendedorismo?

Intraempreendedorismo é uma característica buscada nos profissionais no mercado de trabalho atual, caracterizada pela habilidade em trazer ideias e inovações, tendo uma atitude proativa dentro da empresa.

Basicamente, os CEOs e empresários que buscam o intraempreendedorismo procuram por funcionários capazes de agir como empreendedores dentro da organização, resolvendo problemas, propondo soluções e entregando mais do que um funcionário comum faria.

Colaboradores com esse perfil de comportamento acabam se destacando pela vontade de fazer mais do que é pedido, mostram vontade de criar e não demonstram engajamento em atividades dominadas pela rotina. Em geral, profissionais da geração Millennial apresentam essas características, mas isso não é regra.

Qual a diferença entre intraempreendedorismo e empreendedorismo?

O empreendedor é aquele que assume os riscos de abrir uma empresa, se responsabilizando pelos prejuízos, problemas administrativos, gestão de funcionários, entre outras responsabilidades.

Essas pessoas têm a vontade de construir e trazer novas ideias, mas acabam assumindo uma carga muito grande ao tomarem a decisão de abrir uma empresa, com todos os ônus e os bônus que essa opção carrega.

Já o intraempreendedor tem as mesmas características positivas que um empreendedor, no entanto, assume essa postura dentro de uma empresa já formada por outra pessoa. Assim, fica livre das demandas burocráticas e tem mais liberdade para criar e propor melhorias dentro da organização.

Qual a importância do intraempreendedorismo para as empresas?

Um empreendedor tem a ideia inicial para abrir uma empresa, movendo toda a estrutura necessária para fazê-la acontecer. Já o intraempreendedor pode exercer um papel-chave na sobrevivência dessa organização, ajudando a preservar o conceito inicial vivo e buscando manter a companhia sempre à frente.

Esse funcionário tem a capacidade de aumentar a vantagem competitiva da empresa, já que sua inquietude desperta a busca por novos conceitos que podem ser aplicados tanto para produtos inéditos quanto para a melhoria de processos existentes.

O intraempreendedor também a habilidade de identificar problemas e propor soluções para essas questões, evitando que tornem-se problemas maiores que possam prejudicar seriamente o crescimento da empresa.

Além disso, ele evita que a organização torne-se obsoleta e perca valor de mercado. Mais do que isso, ele assume uma postura proativa, evitando que a organização tenha apenas que reagir diante dos acontecimentos, ajudando no alcance de metas e no aumento dos lucros.

Outro aspecto importante é que, ao absorver esses talentos, a empresa evita a formação de novos concorrentes, além de fornecer um terreno estável para que esses profissionais possam dar vazão à sua criatividade e agir com dinamismo sem a responsabilidade de guiar toda a estrutura de uma nova empresa e tudo que isso implica: impostos, contratação de funcionários, compra de maquinário, investimento inicial, etc.

Como estimular o intraempreendedorismo?

Para que o intraempreendedorismo tenha lugar, é essencial que a empresa abra espaço para esse tipo de abordagem, além de contar com uma cultura organizacional voltada para a inovação e aberta ao diálogo, para que os funcionários possam se expressar e testar projetos novos.

Algumas ações podem ser tomadas para isso. São elas:

  • faça uma pesquisa de clima organizacional, para entender em qual nível está a satisfação dos empregados e se eles se sentem à vontade no ambiente de trabalho. Em um lugar onde as pessoas são oprimidas ou não podem expressar suas ideias, é impossível que haja o intraempreendedorismo;
  • crie um canal de comunicação, no qual as pessoas possam apresentar suas sugestões e apontar falhas no processo, que estão atrapalhando a produtividade ou comprometendo a qualidade do trabalho;
  • procure pessoas dentro das equipes com perfil empreendedor. Algumas característica marcantes são o espírito de liderança e o pensamento “fora da caixa”;
  • analise o papel dos gestores. Para que a empresa seja um terreno fértil para novas ideias, os chefes devem atuar como líderes, inspirando e motivando os profissionais. Um chefe que cerceia a liberdade dos funcionários apenas sufoca possíveis iniciativas e inibe o progresso;
  • traga convidados para palestrarem dentro da empresa. Uma injeção de ânimo e novos conceitos podem despertar aspectos de funcionários que você nem fazia ideia que existiam, estimulando-os à inovação;
  • já pensou em um programa de participação de lucros ou no pagamento de bônus? Muitas vezes, um estímulo financeiro é o detalhe que falta para que os funcionários participem com mais afinco nos projetos;
  • delegue responsabilidades. Sem autonomia, os profissionais sentem-se inseguros para tomar decisões e, até mesmo, limitados, sem entender quais são os outros passos da rotina de trabalho e quais as consequências de uma mudança ou outra. Permita que os empregados assumam novas responsabilidades para que haja um crescimento não só dos profissionais, mas também dos resultados;
  • estabeleça metas audaciosas. Quando os objetivos são desafiantes, acabam servindo de estímulo para que os funcionários deem o seu melhor e proponham novos conceitos. Porém, cuidado para que essas metas não sejam irreais e acabem provocando o efeito contrário, desengajando os funcionários;
  • conte com um bom programa de gestão de pessoas ou coaching na empresa. Esse recurso vai ajudar não só a identificar os profissionais com características empreendedoras, mas também a desenvolver o engajamento dessas pessoas.

O intraempreendedorismo pode fazer toda a diferença na empresa, ajudando-a a alcançar patamares que não estavam previstos, mas totalmente positivos. Trata-se, cada vez mais, de aproveitar o capital humano que está à sua disposição e abrir espaço para novos conceitos.

Para ajudar nisso, contar com um time com pessoas distintas, com várias formações, experiências e traços de personalidade pode fazer a diferença. Leia o nosso artigo com dicas para montar uma equipe multidisciplinar na empresa.

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