O que um funcionário espera de uma empresa de sucesso?

Quem procura trabalhar em empresas de sucesso não busca apenas um bom salário ou um sistema de benefícios básicos. Essa realidade está presente principalmente quando falamos das novas gerações de profissionais, que buscam muito mais que isso.

Hoje, os funcionários querem ter melhores experiências em seus empregos. Em vez de serem vistos como empregados, preferem a condição de colaboradores, na qual se veem como parte dos resultados e da empresa.

Quer entender melhor? Acompanhe este texto e saiba o que os candidatos avaliam para descobrir se uma empresa tem o perfil ideal para se trabalhar.

Grau de reconhecimento dos funcionários

Imagine uma situação na qual o funcionário se esforçou bastante para conseguir um bom resultado, mas não recebeu nenhum elogio pela conquista. Não parece algo bastante desmotivador?

Esse critério é bastante avaliado por candidatos a uma vaga de emprego. Para não deixar dúvidas sobre a capacidade de gratificar o empenho de seus colaboradores, a empresa precisa deixar claras suas formas de reconhecimento.

Seja por meio de um incentivo financeiro, como bônus por meta cumprida, ou um feedback positivo e estruturado, o colaborar precisa entender que todo seu esforço importa muito para a empresa.

Ambiente de trabalho confortável e amistoso

Em média, um funcionário passa 1/3 do seu dia no trabalho. Imagine o quanto isso pode ser desmotivador, caso esse ambiente seja desconfortável. Em razão disso, é mister investir em uma infraestrutura que garanta a comodidade e a saúde física de seus colaboradores.

Além disso, é essencial que fique claro para o futuro funcionário que a empresa está empenhada em estimular a boa convivência. Assim como em grandes empresas — como o Google, Facebook e Microsoft —, o ambiente de trabalho deve contar com móveis lúdicos em suas sedes, tais como tobogãs e playground. Isso permite que os funcionários fiquem mais relaxados e criativos.

Possibilidade de crescimento profissional

Muitas vezes, os futuros candidatos — sobretudos aqueles que mais valorizam suas carreiras profissionais — têm muito medo de se sentirem acomodados ou mal aproveitados em uma empresa.

Se eles tiverem essa impressão negativa sobre a organização, é possível que nem se inscrevam para a vaga ou desistam do emprego em poucos dias de trabalho.

O candidato precisa visualizar claramente naquela empresa a possibilidade de crescimento profissional, desde o estágio até os cargos de liderança. Não adianta muito oferecer uma boa remuneração e benefícios interessantes se o funcionário não tiver chance de ser promovido de cargo.

Nesse sentido, deixe explícitas quais são as reais condições de desenvolvimento profissional na empresa. Por exemplo, se há oferta de cursos de capacitação para os funcionários, ascensão de cargo por tempo de serviço ou desempenho. Isso precisa estar expresso na descrição de cargos com seleções em aberto, pois mostra que quem entra naquela empresa tem condições de crescer.

Esses foram alguns dos critérios que os candidatos procuram em empresas de sucesso. Todos esses aspectos devem estar previstos na política de recursos humanos; assim você garante que serão, de fato, aplicados e que estão previstos nos regimentos internos. Esse tipo de compromisso oficializa a forma como a empresa quer tratar e desenvolver seus funcionários. 

E aí, depois de saber dessas informações, compartilhe conosco os aspectos que a sua empresa já contempla! Deixe seu comentário!

Autor(a)

Compartilhe