Quais as vantagens em receber intercambistas na minha empresa?

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e contar com estratégias que visam melhorar os processos internos e até o relacionamento entre os colaboradores é fundamental para impulsionar os resultados de uma companhia. Receber intercambistas para trabalhar na sua empresa é uma das ações que podem trazer muitas vantagens ao seu negócio.

Confira algumas delas!

Traz disposição e vontade de aprender

Quando um estrangeiro vai trabalhar em outro país, ele está em busca de novos desafios, novas possibilidades e tem muita vontade de aprender como funcionam as coisas no lugar onde está, além de ter muita disposição para isso.

Essa é uma vantagem muito importante para uma empresa que está com seu quadro de funcionários estagnado, precisando de uma dose extra de motivação.

Isso porque, com a chegada do intercambista, todos serão envolvidos para ajudá-lo na adaptação e no aprendizado dos processos da empresa. Além disso, esse profissional pode ter ideias para o desenvolvimento de novos projetos e melhorias, incentivando quem está à sua volta.

Promove a troca de cultura e experiências

A troca de cultura e experiências promovida pelo profissional estrangeiro é extremamente enriquecedora para os seus funcionários, pois eles passarão a enxergar as coisas através de outras perspectivas, o que é um excelente diferencial e pode resultar em produtos, serviços e atendimentos que se destaquem no mercado.

Quando entendemos o outro, conquistamos uma visão globalizada e passamos ou conhecemos experiências diversas, aumentamos nosso poder de empatia, de entender os anseios e desejos do próximo e isso é essencial para a construção de uma marca que realmente atenda às expectativas de seu público.

Melhora a união e o trabalho em equipe

Com uma pessoa em sua equipe que se mostra diferente em diversos aspectos, por meio de seus hábitos e cultura, por exemplo, seu time fica mais receptivo às diversidades e isso, de certa forma, pode aumentar a união que existe entre eles.

É comum que um time que esteja prestes a receber profissionais de outro país se reúna para discutir quem será responsável por ajudá-lo em cada etapa e isso vai aumentando o senso de equipe e colaboração.

Caso eles não tomem essa iniciativa, empodere-os a isso. Incentive-os a criar um ambiente propício para receber o novo membro e mostre que eles também são os responsáveis pela harmonia no trabalho.

Solidifica a ética do trabalho

Um profissional que vem de outro país teve que enfrentar muita burocracia para conseguir sua permissão de trabalho e, com certeza, trabalhará da maneira mais ética possível para não colocar em risco essa oportunidade.

Sendo assim, ele estará sempre preocupado em entender as regras de sua empresa e cumpri-las. Pode ser até que em seus países de origem as regras sejam muito mais restritas, não sendo algo difícil para ele seguir.

Receber intercambistas poderá solidificar as regras de ética e convivência que, por muitas vezes, passam batidas pelos colaboradores de uma empresa.

Você já passou por essa experiência na sua empresa? Conte aqui nos comentários, o que mais eles puderam agregar à sua organização!

Autor(a)

Compartilhe