Quais perguntas fazer em uma entrevista de emprego?

A hora da entrevista de emprego é conhecida por ser uma das mais tensas do processo de contratação não só para os candidatos, mas também para o profissional de RH, que tem que estar atento a tudo que ocorre nesse dia. Para ajudar nessa etapa crucial do seu processo de seleção, reunimos hoje algumas dicas que trazem quais perguntas fazer em uma entrevista de emprego.

Dentro do planejamento de um processo seletivo, o profissional responsável e a empresa já definiram o perfil da vaga e filtraram os currículos recebidos até aqui. (Leia: Como organizar um bom processo seletivo). Por isso, é importante ter em mente que agora é o momento chave para conhecer cada candidato, tirar dúvidas de pontos do currículo e extrair informações e questões comportamentais importantes para a vaga.

Quem conduz uma seleção deve saber, de forma antecipada, quais serão as perguntas para a entrevista, preparando-se melhor para avaliar as qualidades e o nível de um candidato a uma vaga ou função específica. A seguir, reunimos 10 perguntas mais frequentes entre os recrutadores, e o que você deve procurar ficar atento em cada resposta para chegar ao seu objetivo.
1) Fale sobre você
Esta pergunta serve para quebrar o gelo e para ver como o candidato se comporta em situações menos estruturadas. É também uma das primeiras, mais comuns e recorrentes. Nesse momento você extrair do candidato, algo que o destaque. Estimule respostas que não sejam curtas e concisas.

2) Fale sobre seus objetivos profissionais.
Nessa pergunta, você deve se certificar que o candidato não mandou o currículo a toa, e que realmente deseja crescer na empresa e que tenha objetivos profissionais bem definidos que possa conquistar enquanto estiver trabalhando para você.

3) Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?
Com essa pergunta você consegue descobrir se o candidato tem perfil para trabalhar em equipe, sozinho, ou das duas formas e se ele se encaixa no que você busca no momento.

4) Como é que você lida com a pressão?
Através desse questionamento você pode entender mais sobre como o candidato trabalha e lida com situações adversas. Tente descobrir como ele lidará com trabalhos que envolvam uma carga maior de pressão ou estresse para resolver problemas.

5) Quais são suas aspirações salariais?
Com essa pergunta simples e importante, é possível definir se o candidato prossegue para a próxima etapa ou não. Nesse momento devem ser avaliados e levados em conta a flexibilidade de negociação e o orçamento possuído pela empresa destinado a adquirir um novo funcionário e se o mesmo pode atender às expectativas financeiras do candidato.

 6) Por que você quer trabalhar aqui?
Aqui é possível descobrir quais são as aspirações do candidato sobre a empresa e descobrir se o que ele tem a oferecer e o que busca é compatível com a vaga. É importante observar o que ele considera como competência, quais são seus objetivos e metas futuras, por exemplo.

7) Você tem alguma pergunta que gostaria de me fazer?
Lembre-se que, ao contrário do que muitos pensam, a entrevista de emprego é uma via de duas mãos. Seu candidato também precisa saber como é o trabalho, e se a empresa é certa para ele e suas aspirações. Essa é uma pergunta que pode te ajudar a separar o joio do trigo, já que é possível definir através dela, quem está realmente interessado na vaga.

8) Por que devemos contratá-lo e o que você acha que poderia contribuir para a nossa empresa?
Essa é uma das mais intrigantes de nossa lista de quais perguntas fazer em uma entrevista de emprego. Ela tem basicamente dois objetivos: o primeiro é saber se o quanto o candidato pesquisou sobre a empresa. Já o segundo é o quanto os valores apresentados por ele são compatíveis com os da organização. Além disse é possível descobrir no que o candidato é bom e como ele acha que pode trazer frutos e benefícios para a empresa.

9) Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?
Aqui, o objetivo deve ser entender de que forma o candidato planeja a sua carreira – ou não – e se ele tem clareza sobre onde quer chegar e em quanto tempo. A ideia é observar se o profissional tem planos para a carreira ou se está pensando só no agora, para juntar dinheiro, por exemplo.

10) Quais são seus pontos fortes e fracos?
Nesta pergunta você deve checar se o recrutado em questão consegue fazer uma autoavaliação e também se os seus pontos (fracos ou forte) são compatíveis com a oportunidade em questão.

Conheça mais algumas perguntas estratégicas para entrevistas de emprego e realize contratações certeiras.

> De que forma este trabalho lhe ajuda a alcançar seus objetivos?
> Por que escolheu essa carreira?
> Qual foi a última vez em que se sentiu envergonhado? O que aconteceu e como lidou com a ocorrência?
> O que você considera mais importante em uma empresa?
> Que tipo de tarefa ou atividade mais lhe anima? De que forma você costuma se divertir?
> Que hábitos você julga que lhe fazem bem?
> Você é bom em pedir e aceitar a ajuda de outras pessoas?
> Que tipo de batalha interna mais lhe aflige no dia-a-dia?
> Que aspecto te apaixona no que você faz no seu trabalho?
> De que forma você procura ter equilíbrio na sua vida?
> Qual é o seu maior sonho?

A AIESEC pode ser uma parceira no seu processo seletivo. Encontramos pessoas preparadas que se encaixam perfeitamente no perfil da sua empresa e que se empenhem bastante em fazer o seu negócio crescer.

 

processo seletivo para jovens talentos

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *