Saiba como funciona o trabalho voluntário no Brasil

O trabalho voluntário no Brasil é regulamentado pela Lei 9.608, de 1998, e menciona que essas ações tenham objetivos cívicos, culturais, educacionais, recreativos ou assistenciais.

De acordo com um levantamento do Instituto Datafolha, encomendado pela Fundação Itaú Social em dezembro de 2014, apenas 28% dos brasileiros já tinham desempenhado algum tipo de ação voluntária e somente 11% ainda praticavam este tipo de iniciativa.

Para melhorar esses números é preciso que empresas e pessoas saibam como funciona e quais são os benefícios do trabalho voluntário. Por isso, continue a leitura do artigo e saiba como funciona o trabalho voluntário no Brasil!

Exemplos de grandes empresas

Santander

O Programa Escola Brasil foi criado em 1998 por iniciativa de alguns colaboradores do Santander e se transformou em prática corporativa. Por meio de parcerias com escolas públicas, são criadas ações que vão desde esportes e cultura, a meio ambiente e geração de renda. Até setembro do ano passado, 4.501 voluntários participavam de 452 núcleos para atender a 274 escolas públicas de 166 cidades, em 22 estados do país.

ArcelorMittal Aços Longos

O programa Pró-Voluntário faz, desde 2000, diversas ações voluntárias, como doações de sangue coletivas, campanhas de agasalho e de Natal, além de realizar atividades com idosos de um posto de saúde próximo a uma das unidades da empresa, em Cariacica (ES). Para estimular os funcionários a participarem, a ArcelorMittal Aços Longos criou comitês locais.

Bosch

O Grupo Bosch criou, em 1971, o Instituto Roberto Bosch, que incentiva os funcionários a participarem de projetos voluntários e investe anualmente cerca de R$ 4 milhões em programas sociais. Há ações que atendem necessidades básicas e estruturais de organizações e escolas parceiras da companhia por meio de gincanas e mutirões de peças, além de capacitação de jovens para serviços comerciais, administrativos e logísticos.

Nextel

O programa de voluntariado da Nextel existe desde 2005 e promove desde doações e mutirões de reforma até passeios culturais para crianças de São Paulo e do Rio de Janeiro. Cerca de 20 mil crianças e jovens de mais de cem instituições e escolas públicas foram beneficiadas pelas campanhas voluntárias da empresa no ano passado.

Benefícios para empresa e funcionários

As vantagens do serviço voluntário vão muito além da imagem da companhia. Ele amplia a noção de trabalho em equipe, integração e solidariedade, o que resulta na melhoria do clima organizacional e, consequentemente, no aumento da produtividade.

Dicas para criar um programa de voluntariado

  • Identifique funcionários que já praticam o voluntariado: eles podem ser importantes parceiros, além de poderem compartilhar experiências e dar sugestões;
  • Ofereça parceria com uma instituição próxima: após mapear quais projetos sua empresa poderá realizar, conheça as demandas das organizações sociais da sua região;
  • Crie um calendário de atividades voluntárias: no início, foque em poucas ações, com metas claras e factíveis;
  • Promova a arrecadação de recursos: feirinhas, bazares e gincanas são excelentes formas de arrecadar recursos para realizar o projeto voluntário.

Com essas dicas e exemplos de trabalho voluntário no Brasil, você já pode começar a planejar quais serão as campanhas que você pode implementar na sua empresa e obter as vantagens deste tipo de iniciativa.

Você gostaria de desenvolver um trabalho com voluntários estrangeiros na sua empresa? Entre em contato com AIESEC Brasil e alcance a excelência em sua corporação!

Autor(a)

Compartilhe